Flipbook

Você sabia que o que vemos em um vídeo ou em um desenho animado nada mais é do que um conjunto de fotografias, que, ao serem exibidas em sequência, nos dão a ilusão da imagem em movimento? Uma maneira de entender isso é com um objeto chamado flipbook. Ele é super fácil de fazer - você pode usar um caderno pequeno, bloco de notas ou cortar uma folha qualquer em pequenos quadrados do mesmo tamanho. Vamos fazer o nosso na aula de Arte? Você vai precisar de uma boa quantidade de folhas para ter a ideia de movimento.

Material de apoio

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que é um flipbook?

    A) Folhas soltas de papel usadas pra desenhar personagens de filme ou animação.

    B) Vários desenhos organizados em sequência em blocos ou cadernos, resultando numa animação quando as páginas são viradas rapidamente.

    C) Desenho organizado em uma sequência com o objetivo de pré-visualizar um filme ou animação.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O flipbook é uma técnica de animação que consiste em desenhar uma sequência de imagens em um bloco de papel, que, quando folheado rapidamente, cria a ilusão de movimento. Essa técnica é utilizada em animações, filmes, jogos e até mesmo em publicidade. Os alunos aprenderão a criar um flipbook e entenderão como as artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso ao conteúdo teórico previamente e, em sala de aula, aplicarão os conhecimentos adquiridos na prática.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O flipbook é uma técnica de animação que consiste em desenhar uma sequência de imagens em um bloco de papel, que, quando folheado rapidamente, cria a ilusão de movimento. Essa técnica é muito utilizada em animações, filmes e jogos. Os alunos aprenderão a criar seu próprio flipbook, desenvolvendo sua habilidade em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o trabalho de seus colegas.
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  5. 5. Cultura Maker:

    O flipbook é uma técnica de animação que consiste em criar uma sequência de imagens em uma pequena quantidade de papel, que, ao serem folheadas rapidamente, dão a impressão de movimento. É uma técnica muito utilizada em animações, mas que pode ser aplicada em diversas áreas, como publicidade, cinema, entre outras. Os alunos irão aprender a criar um flipbook e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.
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  6. 6. Aprendizagem Entre Pares:

    O flipbook é uma técnica de animação que consiste em criar uma sequência de desenhos em um bloco de papel, que, quando folheado rapidamente, dá a ilusão de movimento. Essa técnica é muito utilizada em animações e filmes, e é uma forma divertida e criativa de trabalhar com as linguagens das artes visuais e audiovisuais. Os alunos irão aprender a criar um flipbook e, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, irão avaliar o trabalho dos colegas, desenvolvendo habilidades de análise crítica e comunicação.
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  7. 7. Design Sprint:

    O flipbook é uma técnica de animação que consiste em desenhar uma sequência de imagens em um bloco de papel e, ao folheá-lo rapidamente, as imagens parecem se mover. É uma técnica antiga, mas ainda muito utilizada em produções de animação, como storyboard e prototipação de animações. Os alunos aprenderão a criar um flipbook, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.
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  8. 8. Design Thinking:

    O flipbook é uma técnica de animação que consiste em criar uma sequência de desenhos em uma folha de papel, que, quando folheada rapidamente, dá a impressão de movimento. Essa técnica é utilizada em animações, filmes e jogos. Os alunos aprenderão a criar seu próprio flipbook, explorando sua criatividade e habilidades artísticas. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que incentiva a empatia, a colaboração e a experimentação.
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