Aula sobre Flipbook

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O flipbook é uma técnica de animação que consiste em desenhar uma sequência de imagens em um bloco de papel, que, quando folheado rapidamente, cria a ilusão de movimento. Essa técnica é muito utilizada em animações, filmes e jogos. Os alunos aprenderão a criar seu próprio flipbook, desenvolvendo sua habilidade em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o trabalho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como funciona a técnica do flipbook. Utilize exemplos de animações, filmes ou jogos que utilizem essa técnica para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Criação do flipbook

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar seu próprio flipbook. Forneça o material necessário, como papel, lápis e borracha. Os alunos poderão escolher o tema de sua animação e terão que desenhar uma sequência de imagens que criem a ilusão de movimento.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos flipbooks

    Cada grupo apresentará seu flipbook para a turma. Os alunos deverão prestar atenção na apresentação dos colegas e anotar os pontos positivos e negativos de cada trabalho.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos, em grupo, criarão um template de avaliação por pares para avaliar o trabalho dos colegas. O template deverá conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos flipbooks

    Os grupos trocarão seus flipbooks e avaliarão o trabalho dos colegas utilizando o template criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo os resultados da avaliação e como poderiam melhorar seus trabalhos futuros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e como a técnica do flipbook pode ser utilizada em outras áreas, como publicidade e propaganda.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de suas animações.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos, permitindo que eles avaliem o trabalho dos colegas de forma construtiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer o material necessário para a criação dos flipbooks.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre os resultados da avaliação.

Ações do aluno

  • Criar seu próprio flipbook.
  • Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado na etapa 4.
  • Participar da discussão em grupo sobre os resultados da avaliação.
  • Trabalhar em grupo na criação do template de avaliação por pares.
  • Apresentar seu flipbook para a turma.