Aula sobre Flipbook
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O flipbook é uma técnica de animação que consiste em desenhar uma sequência de imagens em um bloco de papel, que, quando folheado rapidamente, cria a ilusão de movimento. Essa técnica é muito utilizada em animações, filmes e jogos. Os alunos aprenderão a criar seu próprio flipbook, desenvolvendo sua habilidade em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o trabalho de seus colegas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como funciona a técnica do flipbook. Utilize exemplos de animações, filmes ou jogos que utilizem essa técnica para ilustrar o conceito.Etapa 2 - Criação do flipbook
Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar seu próprio flipbook. Forneça o material necessário, como papel, lápis e borracha. Os alunos poderão escolher o tema de sua animação e terão que desenhar uma sequência de imagens que criem a ilusão de movimento.Etapa 3 - Apresentação dos flipbooks
Cada grupo apresentará seu flipbook para a turma. Os alunos deverão prestar atenção na apresentação dos colegas e anotar os pontos positivos e negativos de cada trabalho.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Os alunos, em grupo, criarão um template de avaliação por pares para avaliar o trabalho dos colegas. O template deverá conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Avaliação dos flipbooks
Os grupos trocarão seus flipbooks e avaliarão o trabalho dos colegas utilizando o template criado na etapa anterior.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo os resultados da avaliação e como poderiam melhorar seus trabalhos futuros.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e como a técnica do flipbook pode ser utilizada em outras áreas, como publicidade e propaganda.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de suas animações.
- Desenvolver a habilidade de avaliação dos alunos, permitindo que eles avaliem o trabalho dos colegas de forma construtiva.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Fornecer o material necessário para a criação dos flipbooks.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Conduzir a discussão em grupo sobre os resultados da avaliação.
Ações do aluno
- Criar seu próprio flipbook.
- Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado na etapa 4.
- Participar da discussão em grupo sobre os resultados da avaliação.
- Trabalhar em grupo na criação do template de avaliação por pares.
- Apresentar seu flipbook para a turma.