Aula sobre Flipbook

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O flipbook é uma técnica de animação que consiste em criar uma sequência de desenhos em um bloco de papel, que, quando folheado rapidamente, dá a ilusão de movimento. Essa técnica é muito utilizada em animações e filmes, e é uma forma divertida e criativa de trabalhar com as linguagens das artes visuais e audiovisuais. Os alunos irão aprender a criar um flipbook e, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, irão avaliar o trabalho dos colegas, desenvolvendo habilidades de análise crítica e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é um flipbook, mostrando exemplos de animações que utilizam essa técnica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Criação do flipbook

    Cada grupo irá criar um flipbook, utilizando papel e lápis. Forneça algumas dicas e orientações para a criação, como a importância de manter a sequência de movimento e a necessidade de criar um número mínimo de quadros.

  3. Etapa 3 - Avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Em seguida, os grupos irão avaliar o trabalho dos colegas, preenchendo o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar o seu flipbook e a avaliação dos colegas. Medie a discussão, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e sugestões de melhoria.

  5. Etapa 5 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final, incentivando os alunos a pensarem sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essas habilidades em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e comunicação.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Integrar as linguagens das artes visuais e audiovisuais.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Mediar a discussão entre os alunos.
  • Fornecer orientações e dicas para a criação do flipbook.
  • Incentivar a reflexão e a análise crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um flipbook utilizando papel e lápis.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o trabalho dos colegas e preencher o template.
  • Apresentar o seu flipbook e a avaliação dos colegas.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essas habilidades em outras situações.