Aula sobre Flipbook

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O flipbook é uma técnica de animação que consiste em criar uma sequência de imagens em uma pequena quantidade de papel, que, ao serem folheadas rapidamente, dão a impressão de movimento. É uma técnica muito utilizada em animações, mas que pode ser aplicada em diversas áreas, como publicidade, cinema, entre outras. Os alunos irão aprender a criar um flipbook e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e mostre exemplos de flipbooks, explicando como a técnica funciona e como ela é aplicada em diferentes áreas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema que será retratado em seu flipbook. O problema pode ser algo simples, como um personagem que precisa atravessar um rio, ou algo mais complexo, como uma história com começo, meio e fim.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá criar diversas alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Os alunos podem desenhar diferentes cenas e situações que possam ser utilizadas em seu flipbook.

  5. Etapa 5 - Escolha da solução

    Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irá desenhar a sequência de imagens que irá compor o seu flipbook.

  6. Etapa 6 - Criação do flipbook

    Os alunos irão criar o flipbook utilizando a sequência de imagens desenhadas na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos flipbooks

    Cada grupo irá apresentar seu flipbook para a turma, explicando a história que foi criada e como a técnica de animação foi utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na escolha do problema e na geração de alternativas.
  • Coerência da solução escolhida com o problema definido.
  • Qualidade da sequência de imagens criada para o flipbook.
  • Clareza na apresentação do flipbook para a turma.
  • Participação e colaboração do grupo durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a definição do problema e a geração de alternativas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e oferecer suporte quando necessário.
  • Avaliar os flipbooks e dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Definir um problema e gerar alternativas criativas para resolvê-lo.
  • Escolher a melhor solução e criar a sequência de imagens para o flipbook.
  • Apresentar o flipbook para a turma de forma clara e objetiva.
  • Colaborar com o grupo durante toda a atividade.