Aula sobre Flipbook

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O flipbook é uma técnica de animação que consiste em criar uma sequência de desenhos em uma folha de papel, que, quando folheada rapidamente, dá a impressão de movimento. Essa técnica é utilizada em animações, filmes e jogos. Os alunos aprenderão a criar seu próprio flipbook, explorando sua criatividade e habilidades artísticas. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que incentiva a empatia, a colaboração e a experimentação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresentará o tema e mostrará exemplos de flipbooks, explicando como a técnica funciona e como ela é usada na produção de animações e filmes.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia (imagem em anexo), dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades e desejos do público-alvo do flipbook.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Os alunos farão um brainstorming de ideias para o flipbook, levando em consideração as informações coletadas no mapa de empatia. Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos.

  4. Etapa 4 - Criação dos desenhos

    Os alunos criarão os desenhos para o flipbook, utilizando lápis e papel. Dê dicas e sugestões para ajudá-los.

  5. Etapa 5 - Montagem do flipbook

    Os alunos montarão o flipbook, cortando e colando as folhas de papel. Mostre exemplos de como fazer a montagem corretamente.

  6. Etapa 6 - Teste e ajustes

    Os alunos testarão o flipbook e farão ajustes, se necessário. Dê feedbacks e sugestões para melhorar o trabalho.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos apresentarão seus flipbooks para a turma, explicando o processo de criação e mostrando o resultado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações em que as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
  • Estimular a criatividade e a experimentação.
  • Incentivar a empatia e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade na criação do flipbook.
  • Coerência entre o mapa de empatia e o resultado.
  • Qualidade da montagem do flipbook.
  • Apresentação clara e objetiva do processo de criação.
  • Participação e colaboração durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dar feedbacks e sugestões para melhorar o trabalho dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a experimentação.
  • Incentivar a empatia e a colaboração.
  • Orientar a montagem do flipbook.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público-alvo.
  • Criar desenhos para o flipbook.
  • Montar o flipbook.
  • Testar e ajustar o trabalho.
  • Apresentar o resultado para a turma.