Aula sobre Flipbook

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O flipbook é uma técnica de animação que consiste em desenhar uma sequência de imagens em um bloco de papel, que, quando folheado rapidamente, cria a ilusão de movimento. Essa técnica é utilizada em animações, filmes, jogos e até mesmo em publicidade. Os alunos aprenderão a criar um flipbook e entenderão como as artes visuais se integram às linguagens audiovisuais. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso ao conteúdo teórico previamente e, em sala de aula, aplicarão os conhecimentos adquiridos na prática.

  1. Etapa 1 - Conteúdo teórico

    Os alunos terão acesso a um vídeo explicativo sobre o flipbook e sobre como criar uma animação utilizando essa técnica. O vídeo deve ser disponibilizado previamente para que os alunos possam assisti-lo em casa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos serão instigados a pensar sobre como as artes visuais se integram às linguagens audiovisuais e serão convidados a compartilhar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente\-os na construção do mapa e esclareça eventuais dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do flipbook

    Com base no conteúdo teórico e no mapa conceitual criado, os alunos criarão um flipbook com uma animação de no mínimo 10 quadros. Auxilie-os na criação da animação e na utilização da técnica do flipbook.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos flipbooks

    Cada grupo apresentará sua animação para a turma e explicará como utilizou as linguagens das artes visuais para criar a animação. Faça comentários e avaliações sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar uma animação utilizando a técnica do flipbook.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação da animação.
  • Utilização adequada das linguagens das artes visuais na animação.
  • Coerência entre o mapa conceitual criado e a animação produzida.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva da animação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Disponibilizar o conteúdo teórico previamente.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na criação da animação.
  • Avaliar e comentar as apresentações dos grupos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual e da animação.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar a animação de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.
  • Demonstrar criatividade na criação da animação.