Fluxos migratórios no Império Romano

Você sabe o que é migração? Já mudou de um lugar para o outro? Por quais motivos? Nessa aula de História, vamos analisar os fluxos migratórios ocorridos no Império Romano. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre as invasões dos povos germânicos, a gente pode afirmar que:

    A) Os vários povos entraram no império romano, muitas vezes, de forma violenta. Essas trocas de culturas acabaram contribuindo para a formação de uma nova sociedade, misturando seus diferentes costumes.

    B) As invasões foram muito violentas, mas ocorreram apenas no norte do continente africano.

    C) As regiões do centro e sul da Europa atraíram os germânicos por causa de mudanças climáticas. Os povos germânicos invadiram o território romano sem guerrear.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    Os fluxos migratórios no Império Romano foram um fenômeno histórico que influenciou a formação da sociedade romana. Neste momento, os alunos irão aprender sobre as diferentes migrações que ocorreram no Império Romano e como elas afetaram a sociedade da época. Para tornar o momento mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a influência da cultura romana na atualidade, como a arquitetura, a língua e a religião.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    Esse momento tem como objetivo apresentar aos alunos a importância dos movimentos populacionais na história da humanidade, em especial no Império Romano. Serão apresentados exemplos de como esses fluxos migratórios influenciaram a cultura, a economia e a política da época. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as motivações e as consequências desses movimentos populacionais.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Os fluxos migratórios no Império Romano foram um fenômeno histórico que influenciou a formação da sociedade romana. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que represente esses fluxos migratórios, com o objetivo de entender como as migrações influenciaram a cultura e a sociedade romana. Para isso, serão apresentados exemplos de migrações que ocorreram na época, como a migração dos bárbaros e a migração dos judeus. O objetivo é que os alunos compreendam a importância desses movimentos populacionais para a história da humanidade.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Os fluxos migratórios no Império Romano foram um fenômeno histórico que influenciou a formação da sociedade romana. Os alunos serão desafiados a compreender como esses fluxos migratórios ocorreram e quais foram suas consequências para a sociedade romana. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores para desenvolver o tema e seus subtópicos. A intenção é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    Os fluxos migratórios são um tema muito presente na história da humanidade e podem ser encontrados em diversas épocas e lugares. No Império Romano, esses movimentos populacionais foram muito importantes para a formação da sociedade e da cultura romanas. Os alunos irão aprender sobre os fluxos migratórios no Império Romano e como eles influenciaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Os fluxos migratórios são um tema atual e presente em nosso cotidiano, seja por meio de notícias sobre refugiados ou pela presença de imigrantes em nossa sociedade. No entanto, esse fenômeno não é novo e já ocorria no Império Romano. Neste momento, os alunos irão aprender sobre os fluxos migratórios no Império Romano e como eles afetaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: