Aula sobre Fluxos Migratorios No Imperio Romano

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Esse momento tem como objetivo apresentar aos alunos a importância dos movimentos populacionais na história da humanidade, em especial no Império Romano. Serão apresentados exemplos de como esses fluxos migratórios influenciaram a cultura, a economia e a política da época. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as motivações e as consequências desses movimentos populacionais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância dos fluxos migratórios no Império Romano. Serão apresentados exemplos de como esses movimentos populacionais influenciaram a cultura, a economia e a política da época.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor as motivações e as consequências dos fluxos migratórios no Império Romano.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Conduza um debate sobre os fluxos migratórios no Império Romano. O objetivo é que os alunos possam discutir e refletir sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos irão realizar uma atividade de fixação sobre o tema. O objetivo é que os alunos possam fixar o conteúdo apresentado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre o momento reforçando os principais pontos abordados e tirando possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia
  • Qualidade da discussão em grupo e da apresentação dos resultados
  • Participação ativa dos alunos no debate em sala de aula
  • Qualidade da atividade de fixação realizada pelos alunos
  • Participação e interesse dos alunos

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos fluxos migratórios no Império Romano
  • Conduzir a criação do mapa de empatia e a discussão em grupo
  • Conduzir o debate
  • Orientar os alunos na atividade de fixação
  • Encerrar a aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando possíveis dúvidas dos alunos

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação dos resultados
  • Participar ativamente do debate
  • Realizar a atividade de fixação proposta
  • Demonstrar interesse e participação ativa.