Aula sobre Fluxos Migratorios No Imperio Romano

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os fluxos migratórios no Império Romano foram um fenômeno histórico que influenciou a formação da sociedade romana. Os alunos serão desafiados a compreender como esses fluxos migratórios ocorreram e quais foram suas consequências para a sociedade romana. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores para desenvolver o tema e seus subtópicos. A intenção é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e contextualizando-o com a realidade dos alunos. Em seguida, faça a divisão da turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um texto sobre o tema e seus subtópicos para ler e discutir. Em seguida, os grupos terão que pesquisar e preparar seus argumentos.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate será dividido em três partes: apresentação do grupo defensor, apresentação do grupo opositor e réplica e tréplica . A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.

  5. Etapa 5 - Atividade complementar

    Proponha uma atividade complementar para os alunos, como a criação de um mapa mental sobre o tema ou a produção de um texto reflexivo.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação utilizando os critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência dos argumentos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Participação na atividade complementar.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com a realidade dos alunos.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Propor uma atividade complementar para fixação do conteúdo.
  • Avaliar a aula e os alunos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto sobre o tema.
  • Pesquisar e preparar os argumentos do grupo.
  • Participar ativamente do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Realizar a atividade complementar proposta.