Aula sobre Fluxos Migratorios No Imperio Romano
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os fluxos migratórios no Império Romano foram um fenômeno histórico que influenciou a formação da sociedade romana. Os alunos serão desafiados a compreender como esses fluxos migratórios ocorreram e quais foram suas consequências para a sociedade romana. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores para desenvolver o tema e seus subtópicos. A intenção é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o com a realidade dos alunos. Em seguida, faça a divisão da turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um texto sobre o tema e seus subtópicos para ler e discutir. Em seguida, os grupos terão que pesquisar e preparar seus argumentos.Etapa 3 - Debate
O debate será dividido em três partes: apresentação do grupo defensor, apresentação do grupo opositor e réplica e tréplica . A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará seus argumentos.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma síntese do debate e incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam.Etapa 5 - Atividade complementar
Proponha uma atividade complementar para os alunos, como a criação de um mapa mental sobre o tema ou a produção de um texto reflexivo.Etapa 6 - Avaliação
Faça uma avaliação utilizando os critérios de avaliação definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência dos argumentos.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Participação na atividade complementar.
Ações do professor
- Contextualizar o tema com a realidade dos alunos.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
- Propor uma atividade complementar para fixação do conteúdo.
- Avaliar a aula e os alunos.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto sobre o tema.
- Pesquisar e preparar os argumentos do grupo.
- Participar ativamente do debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Realizar a atividade complementar proposta.