Aula sobre Fluxos Migratorios No Imperio Romano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os fluxos migratórios são um tema muito presente na história da humanidade e podem ser encontrados em diversas épocas e lugares. No Império Romano, esses movimentos populacionais foram muito importantes para a formação da sociedade e da cultura romanas. Os alunos irão aprender sobre os fluxos migratórios no Império Romano e como eles influenciaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize os fluxos migratórios no Império Romano. Faça uma breve explicação sobre o que são fluxos migratórios e como eles influenciaram a sociedade romana.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Mapa

    Os alunos irão trabalhar com um mapa do Império Romano e identificar as principais rotas migratórias da época. Eles deverão marcar no mapa as rotas e as regiões de origem e destino dos migrantes.

    Estação 2 - Texto

    Os alunos irão ler um texto sobre os motivos que levaram os migrantes a deixarem suas regiões de origem e se deslocarem para outras partes do Império Romano. Eles deverão identificar os principais motivos e fazer uma análise crítica sobre as consequências desses movimentos populacionais.

    Estação 3 - Artefatos

    Os alunos irão trabalhar com artefatos da época e identificar as influências culturais dos migrantes nas regiões de destino. Eles deverão fazer uma análise crítica sobre como essas influências culturais se manifestaram na sociedade romana.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Faça uma síntese das atividades realizadas e promova uma discussão em grupo sobre os principais aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a capacidade crítica dos alunos na análise de textos e artefatos históricos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das rotas migratórias no mapa.
  • Análise crítica dos motivos que levaram os migrantes a deixarem suas regiões de origem.
  • Identificação das influências culturais dos migrantes nas regiões de destino.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de síntese e reflexão sobre os principais aprendizados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar os fluxos migratórios no Império Romano.
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo.
  • Promover a discussão em grupo sobre os principais aprendizados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e dos principais aprendizados.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as rotas migratórias no mapa.
  • Fazer uma análise crítica dos motivos que levaram os migrantes a deixarem suas regiões de origem.
  • Identificar as influências culturais dos migrantes nas regiões de destino.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Refletir sobre os principais aprendizados.