Aula sobre Fluxos Migratorios No Imperio Romano
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize os fluxos migratórios no Império Romano. Faça uma breve explicação sobre o que são fluxos migratórios e como eles influenciaram a sociedade romana.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - MapaOs alunos irão trabalhar com um mapa do Império Romano e identificar as principais rotas migratórias da época. Eles deverão marcar no mapa as rotas e as regiões de origem e destino dos migrantes.
Estação 2 - Texto
Os alunos irão ler um texto sobre os motivos que levaram os migrantes a deixarem suas regiões de origem e se deslocarem para outras partes do Império Romano. Eles deverão identificar os principais motivos e fazer uma análise crítica sobre as consequências desses movimentos populacionais.
Estação 3 - Artefatos
Os alunos irão trabalhar com artefatos da época e identificar as influências culturais dos migrantes nas regiões de destino. Eles deverão fazer uma análise crítica sobre como essas influências culturais se manifestaram na sociedade romana.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma síntese das atividades realizadas e promova uma discussão em grupo sobre os principais aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
- Estimular a capacidade crítica dos alunos na análise de textos e artefatos históricos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das rotas migratórias no mapa.
- Análise crítica dos motivos que levaram os migrantes a deixarem suas regiões de origem.
- Identificação das influências culturais dos migrantes nas regiões de destino.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Capacidade de síntese e reflexão sobre os principais aprendizados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar os fluxos migratórios no Império Romano.
- Orientar os alunos nas atividades em grupo.
- Promover a discussão em grupo sobre os principais aprendizados.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e dos principais aprendizados.
Ações do aluno
- Identificar corretamente as rotas migratórias no mapa.
- Fazer uma análise crítica dos motivos que levaram os migrantes a deixarem suas regiões de origem.
- Identificar as influências culturais dos migrantes nas regiões de destino.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Refletir sobre os principais aprendizados.