Aula sobre Fluxos Migratorios No Imperio Romano
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os fluxos migratórios são um tema atual e presente em nosso cotidiano, seja por meio de notícias sobre refugiados ou pela presença de imigrantes em nossa sociedade. No entanto, esse fenômeno não é novo e já ocorria no Império Romano. Neste momento, os alunos irão aprender sobre os fluxos migratórios no Império Romano e como eles afetaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize os fluxos migratórios no Império Romano. Serão utilizados exemplos práticos e imagens para ilustrar o tema.Etapa 2 - Leitura e pesquisa
Os alunos irão realizar uma leitura sobre o tema e pesquisar informações adicionais em fontes confiáveis. Disponibilize textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações pesquisadas e elaborar um resumo sobre o tema. Oriente e auxilie os grupos durante a discussão.Etapa 4 - Apresentação dos resumos
Cada grupo irá apresentar seu resumo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade. Explique como a dinâmica funciona e oriente os alunos na criação do template.Etapa 6 - Avaliação da atividade
Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor. Utilize essas informações para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os principais pontos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
- Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
- Qualidade do resumo elaborado pelos grupos.
- Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Utilização adequada do template para avaliar a atividade.
- Feedback construtivo e relevante para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos durante as discussões em grupo.
- Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
- Explicar de forma clara e objetiva como a dinâmica de Dinâmica dos 3 Qs funciona.
- Utilizar o feedback dos alunos para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
Ações do aluno
- Realizar a leitura e pesquisa sobre o tema.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Elaborar um resumo claro e objetivo sobre o tema.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e claro.
- Utilizar o template para avaliar a atividade e dar feedback construtivo.