Aula sobre Fluxos Migratorios No Imperio Romano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os fluxos migratórios são um tema atual e presente em nosso cotidiano, seja por meio de notícias sobre refugiados ou pela presença de imigrantes em nossa sociedade. No entanto, esse fenômeno não é novo e já ocorria no Império Romano. Neste momento, os alunos irão aprender sobre os fluxos migratórios no Império Romano e como eles afetaram a sociedade da época. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize os fluxos migratórios no Império Romano. Serão utilizados exemplos práticos e imagens para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Leitura e pesquisa

    Os alunos irão realizar uma leitura sobre o tema e pesquisar informações adicionais em fontes confiáveis. Disponibilize textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações pesquisadas e elaborar um resumo sobre o tema. Oriente e auxilie os grupos durante a discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resumos

    Cada grupo irá apresentar seu resumo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade. Explique como a dinâmica funciona e oriente os alunos na criação do template.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor. Utilize essas informações para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Qualidade do resumo elaborado pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilização adequada do template para avaliar a atividade.
  • Feedback construtivo e relevante para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante as discussões em grupo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
  • Explicar de forma clara e objetiva como a dinâmica de Dinâmica dos 3 Qs funciona.
  • Utilizar o feedback dos alunos para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e pesquisa sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar um resumo claro e objetivo sobre o tema.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e claro.
  • Utilizar o template para avaliar a atividade e dar feedback construtivo.