Aula sobre Folclore Brasileiro

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O folclore brasileiro é rico em histórias, lendas, danças, músicas e brincadeiras que fazem parte da cultura popular. O objetivo desta aula é envolver os alunos na criação de histórias utilizando elementos do folclore brasileiro e, assim, desenvolver habilidades de escrita, criatividade e trabalho em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema do folclore brasileiro, sua importância na cultura popular e o objetivo da aula. Seria interessante que você apresentasse algumas histórias para eles conhecerem. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a tarefa do projeto que consistirá nas próximas etapas.

  2. Etapa 2 - Definição

    Nesta etapa, os alunos irão criar uma história utilizando elementos do folclore brasileiro, como personagens, lendas e lugares. Cada grupo irá definir o gênero da história (conto, crônica, narrativa de aventura ou ficção científica) e escolher um tema relacionado ao folclore. Você deve orientá-los e dar sugestões sempre que for preciso.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento

    Você pode disponibilizar aos alunos 3 aulas para desenvolverem suas histórias, por exemplo, mas fica totalmente ao seu critério a quantidade de aulas que julgar necessária. Durante esse período, você poderá fornecer dicas e orientações para ajudar os alunos a desenvolverem suas ideias.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Os alunos irão criar um template de avaliação que será preenchido pelos outros grupos da turma. Os critérios de avaliação serão: “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação”, “desempenho geral”. Eles devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua história criada para a turma. Durante a apresentação, os outros grupos irão preencher o template de avaliação.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Após as apresentações, discuta com a turma os resultados das avaliações e dê feedback aos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o processo de criação das histórias, as habilidades desenvolvidas e reforçando a importância do folclore brasileiro na cultura popular.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e criatividade;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo;
  • Fomentar a valorização do folclore brasileiro e da cultura popular.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e distribuição de tarefas;
  • Construção dos argumentos e desenvolvimento da história;
  • Apresentação e comunicação da história;
  • Desempenho geral do grupo na criação da história.

Ações do professor

  • Explicar claramente a tarefa do projeto;
  • Fornecer dicas e orientações para ajudar os alunos a desenvolverem suas ideias;
  • Dar feedback aos grupos após as apresentações;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de criação das histórias.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação da história;
  • Desenvolver habilidades de escrita e criatividade;
  • Criar um template de avaliação;
  • Apresentar a história criada para a turma;
  • Refletir sobre o processo de criação da história.