Aula sobre Folclore Brasileiro

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore na cultura brasileira e desenvolvam habilidades de escrita criativa a partir de elementos folclóricos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância do folclore brasileiro e se os alunos já tiveram contato com alguma manifestação folclórica.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente aos alunos alguns elementos do folclore brasileiro, como lendas, mitos, personagens, festas, cantigas de roda, dentre outros, utilizando imagens e/ou objetos analógicos como livros, cartazes, bonecos, etc.

  3. Etapa 3 - Organização em grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de 3 a 4 pessoas para criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, além de subtópicos que serão desenvolvidos pelos grupos. Os subtópicos podem ser: lendas, mitos, personagens, festas e cantigas de roda.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e produção

    Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre o subtópico escolhido e produzir um texto criativo que envolva elementos folclóricos. O texto pode ser um conto, crônica, miniconto, narrativa de aventura ou ficção científica, segundo o gênero escolhido pelo grupo.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Ao final da aula, cada grupo fará uma apresentação do texto produzido e explicará como utilizou os elementos folclóricos na história. Os alunos farão uma autoavaliação sobre o processo de aprendizagem, utilizando o campo de Check-out do template. Avalie o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos. Eles podem ser: criatividade na produção do texto, utilização correta dos elementos folclóricos, coesão e coerência do texto, participação na pesquisa em grupo e autoavaliação.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça feedback aos alunos, destacando os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados, visando a melhoria contínua do processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos literários;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa em grupo;
  • Compreender a importância do folclore brasileiro na cultura nacional;

Critérios de avaliação

  • Criatividade na produção do texto;
  • Utilização correta dos elementos folclóricos;
  • Coesão e coerência do texto;
  • Participação na pesquisa em grupo;
  • Autoavaliação.

Ações do professor

  • Apresentar os elementos folclóricos de forma clara e objetiva;
  • Organizar os alunos em grupos conforme os subtópicos;
  • Fornecer feedback aos alunos após a apresentação dos textos.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa no Check-in;
  • Pesquisar e produzir um texto criativo utilizando elementos folclóricos;
  • Fazer uma autoavaliação no Check-out.