Aula sobre Folclore Brasileiro
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Explique aos alunos o que é o folclore brasileiro e qual é a importância de se estudar ele. Depois, estimule os alunos a explorar o folclore brasileiro por meio da criação de um infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos estudantes.
Etapa 1 - Elaboração do estudo de caso
Apresente para os alunos exemplos de lendas e mitos do folclore brasileiro. Os alunos devem ler e identificar as informações importantes para preencher as lacunas do infográfico.Etapa 2 - Criação do infográfico
Os alunos devem criar o infográfico com as informações coletadas. O infográfico pode ser criado em papel sulfite, utilizando canetas coloridas e outros materiais analógicos disponíveis na sala de aula.Etapa 3 - Apresentação dos infográficos
Os alunos devem apresentar os infográficos criados para o restante da turma compartilhando suas opiniões, dúvidas e curiosidades sobre o tema. Promova uma discussão em sala de aula sobre o folclore brasileiro incentivando a participação e o diálogo entre os alunos.Etapa 4 - Produção de texto
Os alunos devem produzir um texto sobre uma lenda ou mito do folclore brasileiro. O texto pode ser um conto, uma crônica visual, uma narrativa de aventura ou ficção científica. Oriente os alunos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos. Avalie a aprendizagem dos alunos por meio dos critérios de avaliação e das ações realizadas durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar contos ou crônicas, utilizando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos;
- Explorar a diversidade cultural do país por meio do estudo do folclore brasileiro;
- Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de selecionar informações importantes e com elas preencher as lacunas do infográfico;
- Qualidade da apresentação do infográfico para a turma;
- Habilidade em produzir um texto sobre uma lenda ou mito do folclore brasileiro.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e os objetivos;
- Orientar os alunos na criação do infográfico e na produção de texto;
- Promover a discussão em sala de aula;
- Avaliar a aprendizagem dos alunos.
Ações do aluno
- Ler e identificar informações importantes;
- Criar o infográfico com as informações coletadas;
- Apresentar o infográfico para a turma;
- Participar da discussão em sala de aula;
- Produzir um texto sobre uma lenda ou mito do folclore brasileiro.