Aula sobre Folclore Brasileiro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Faça uma breve explicação sobre o que é o folclore e sua importância na cultura brasileira. Em seguida, apresente exemplos, previamente selecionados, de lendas, mitos e tradições populares que fazem parte do folclore brasileiro como, por exemplo: o Saci-Pererê, o Curupira, a Iara, a festa junina, entre outros. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pelo assunto e mostrar a importância de preservar e valorizar a cultura popular.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Cada grupo terá uma função específica durante o debate.

  2. Etapa 2 - Tema e subtópicos

    O tema do debate será "A importância do folclore brasileiro na preservação da cultura popular". Defina, antecipadamente, os subtópicos. Eles podem ser: a história do folclore brasileiro, as principais lendas e mitos, a relação entre folclore e identidade cultural, a importância de preservar e valorizar o folclore brasileiro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre o tema e os subtópicos definidos por você. O grupo defensor deve buscar argumentos que justifiquem a importância do folclore brasileiro na preservação da cultura popular, enquanto o grupo opositor deve buscar argumentos contrários. A banca julgadora deverá se preparar para avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado em sala de aula, com a sua mediação. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo observador deverá fazer anotações e registrar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Após o debate, os alunos deverão produzir um texto, individual ou em grupo, que reflita a opinião deles sobre o tema e os argumentos apresentados durante o debate. O texto pode ser um conto, uma crônica, uma narrativa de aventura ou ficção científica, que possua como tema o folclore brasileiro.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os textos produzidos pelos alunos serão lidos em sala de aula e discutidos em grupo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante o debate e a produção dos textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar textos narrativos com temáticas próprias aos gêneros pretendidos;
  • Estimular o interesse dos alunos pela cultura popular e a importância de preservá-la;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante o debate e sua capacidade de argumentação;
  • Qualidade da produção dos textos, levando em consideração os aspectos estruturais e expressivos dos gêneros narrativos pretendidos;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos alunos durante o debate.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e orientar sobre as funções específicas de cada grupo;
  • Definir o tema e os subtópicos do debate, orientando os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos;
  • Mediar o debate e orientar os alunos na produção dos textos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o tema e os subtópicos definidos pelo professor;
  • Preparar argumentos coerentes e eficazes para apresentar durante o debate;
  • Produzir um texto individual ou em grupo, que reflita sua opinião sobre o tema e os argumentos apresentados durante o debate.