Aula sobre Folclore Brasileiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas com elementos do folclore brasileiro, utilizando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos, em especial: líricas, crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica.

  1. Etapa 1 - Lista de perguntas

    Previamente, prepare um vídeo ou apresentação sobre o folclore brasileiro. Os alunos precisarão assistirem ao vídeo e prepararem uma lista de perguntas e curiosidades sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Roda de conversa

    Inicie uma roda de conversa para discutir as dúvidas e curiosidades dos alunos. Se preferir, utilize cartazes, gravuras e outros recursos analógicos para ilustrar o tema.

  3. Etapa 3 - Dinâmica

    Apresente o template de Dinâmica dos 3 Q’s para os alunos. Explique que esse modelo será utilizado para que os alunos avaliem a própria atividade e a atividade dos colegas.

  4. Etapa 4 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em grupos e entregue um envelope para cada grupo, contendo diferentes elementos do folclore brasileiro (lendas, crenças, costumes, expressões culturais, etc.). Cada grupo deverá criar uma narrativa que contenha os elementos que receberem no envelope.

  5. Etapa 5 - Criação

    Durante a criação da narrativa, os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar o próprio desempenho e o desempenho dos colegas. Os critérios de avaliação poderão ser definidos previamente por você ou em conjunto com a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Após a criação da narrativa, cada grupo deverá apresentar a sua história para a turma. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Q’s para avaliar a apresentação dos colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Encerre a aula com uma roda de conversa para discutir as narrativas criadas pelos alunos e as avaliações feitas com o template de Dinâmica dos 3 Q’s.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produção textual e criatividade dos alunos;
  • Estimular a colaboração e a avaliação entre os alunos;
  • Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira.

Critérios de avaliação

  • Adequação dos elementos do folclore na narrativa;
  • Coerência e coesão textual;
  • Criatividade e originalidade na construção da narrativa.

Ações do professor

  • Preparar o material didático;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Q’s.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou apresentação sobre o folclore brasileiro;
  • Criar uma narrativa com elementos do folclore brasileiro;
  • Avaliar a própria atividade e a atividade dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Q’s.