Aula sobre Fome Entre Os Brasileiros
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A fome é uma realidade para milhares de pessoas no Brasil. O acesso à alimentação é um direito básico do ser humano e, por isso, é importante discutir as causas e consequências da fome no Brasil. Nesse contexto, também é importante estudar a produção agropecuária na sociedade urbano-industrial frente ao problema da desigualdade de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente dados sobre a fome no Brasil e sua relação com a produção agropecuária.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a5 pessoas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo deverá discutir sobre o tema e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deve conter os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Os grupos devem trabalhar em conjunto para criar um modelo que reflita a análise crítica sobre o tema proposto.Etapa 4 - Análise crítica
Analisar criticamente a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.Etapa 5 - Apresentação
Apresentação da análise crítica e do modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Os demais grupos devem colaborar com comentários e sugestões.Etapa 6 - Síntese
Discussão em grupo sobre as principais conclusões obtidas a partir das análises críticas e dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Avaliação e Feedback
Avaliação dos resultados obtidos e feedbacks sobre participações e desempenhos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade.
- Estimular a empatia e a consciência social dos alunos em relação à fome no Brasil.
- Promover o trabalho colaborativo e em equipe.
- Buscar diferentes hipóteses e possíveis soluções referentes ao problema estudado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade de análise crítica sobre a importância do problema abordado.
Ações do professor
- Contextualização do tema: apresentação de dados sobre a fome no Brasil e sua relação com a produção agropecuária.
- Divisão dos alunos em grupos para discussão sobre o tema e criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Mediação das discussões em grupo e esclarecimento de dúvidas.
- Avaliação dos resultados obtidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Exercer a escuta ativa e a capacidade de aplicação de novos conhecimentos.
- Colaboração com os colegas de grupo.
- Apresentação dos resultados obtidos.