Aula sobre Fome Entre Os Brasileiros

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A fome é uma realidade para milhares de pessoas no Brasil. O acesso à alimentação é um direito básico do ser humano e, por isso, é importante discutir as causas e consequências da fome no Brasil. Nesse contexto, também é importante estudar a produção agropecuária na sociedade urbano-industrial frente ao problema da desigualdade de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente dados sobre a fome no Brasil e sua relação com a produção agropecuária.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá discutir sobre o tema e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deve conter os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Os grupos devem trabalhar em conjunto para criar um modelo que reflita a análise crítica sobre o tema proposto.

  4. Etapa 4 - Análise crítica

    Analisar criticamente a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Apresentação da análise crítica e do modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Os demais grupos devem colaborar com comentários e sugestões.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Discussão em grupo sobre as principais conclusões obtidas a partir das análises críticas e dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Avaliação e Feedback

    Avaliação dos resultados obtidos e feedbacks sobre participações e desempenhos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade.
  • Estimular a empatia e a consciência social dos alunos em relação à fome no Brasil.
  • Promover o trabalho colaborativo e em equipe.
  • Buscar diferentes hipóteses e possíveis soluções referentes ao problema estudado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de análise crítica sobre a importância do problema abordado.

Ações do professor

  • Contextualização do tema: apresentação de dados sobre a fome no Brasil e sua relação com a produção agropecuária.
  • Divisão dos alunos em grupos para discussão sobre o tema e criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Mediação das discussões em grupo e esclarecimento de dúvidas.
  • Avaliação dos resultados obtidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Exercer a escuta ativa e a capacidade de aplicação de novos conhecimentos.
  • Colaboração com os colegas de grupo.
  • Apresentação dos resultados obtidos.