Aula sobre Fome Entre Os Brasileiros

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial frente ao problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Iniciar a aula apresentando o tema "Fome entre os brasileiros" e explique a importância de discutir esse assunto. Em seguida, apresente exemplos de como a fome afeta a vida das pessoas e como a produção agropecuária pode ser uma solução para esse problema.

  2. Etapa 2 - Formação dos pares

    Formar pares entre os alunos e distribuir folhas de papel sulfite e canetas coloridas para cada dupla.

  3. Etapa 3 - Ideia central

    Explique que o tema central “produção agropecuária na sociedade urbano-industrial frente ao problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima” deverá ser escrito no centro da folha de sulfite do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Sub-ideias

    Oriente os alunos a escreverem 6 sub-ideias relacionadas ao tema, elas devem ficar em torno da ideia central, de maneira que formem um mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Troca de ideias

    Troca dos mapas conceituais entre as duplas para avaliação entre os pares.

  6. Etapa 6 - Avaliação e aprimoramento

    Corrija e aprimore os mapas conceituais dos alunos, fazendo observações e sugestões de melhoria.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    As duplas apresentam seus mapas conceituais para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e síntese.
  • Estimular a criatividade e o trabalho entre os pares.
  • Despertar a consciência crítica em relação ao problema da fome.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Coerência entre a ideia central e as sub-ideias.
  • Criatividade e originalidade na apresentação.
  • Desempenho das duplas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Corrigir e aprimorar os mapas conceituais dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na apresentação dos mapas conceituais.
  • Realizar feedbacks.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual em conjunto com o parceiro.
  • Avaliar o mapa conceitual criado pelos colegas.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.