Aula sobre Fome Entre Os Brasileiros
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial frente ao problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Iniciar a aula apresentando o tema "Fome entre os brasileiros" e explique a importância de discutir esse assunto. Em seguida, apresente exemplos de como a fome afeta a vida das pessoas e como a produção agropecuária pode ser uma solução para esse problema.Etapa 2 - Formação dos pares
Formar pares entre os alunos e distribuir folhas de papel sulfite e canetas coloridas para cada dupla.Etapa 3 - Ideia central
Explique que o tema central “produção agropecuária na sociedade urbano-industrial frente ao problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima” deverá ser escrito no centro da folha de sulfite do mapa conceitual.Etapa 4 - Sub-ideias
Oriente os alunos a escreverem 6 sub-ideias relacionadas ao tema, elas devem ficar em torno da ideia central, de maneira que formem um mapa conceitual.Etapa 5 - Troca de ideias
Troca dos mapas conceituais entre as duplas para avaliação entre os pares.Etapa 6 - Avaliação e aprimoramento
Corrija e aprimore os mapas conceituais dos alunos, fazendo observações e sugestões de melhoria.Etapa 7 - Apresentação
As duplas apresentam seus mapas conceituais para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e síntese.
- Estimular a criatividade e o trabalho entre os pares.
- Despertar a consciência crítica em relação ao problema da fome.
Critérios de avaliação
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Coerência entre a ideia central e as sub-ideias.
- Criatividade e originalidade na apresentação.
- Desempenho das duplas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Corrigir e aprimorar os mapas conceituais dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos na apresentação dos mapas conceituais.
- Realizar feedbacks.
Ações do aluno
- Criar o mapa conceitual em conjunto com o parceiro.
- Avaliar o mapa conceitual criado pelos colegas.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.