Aula sobre Fome Entre Os Brasileiros

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O objetivo da aula é apresentar e discutir um tema que afeta milhões de brasileiros- a fome,principalmente entre aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, a partir da discussão sobre as causas e consequências da fome no Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualizar e apresentar dados e informações relevantes sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas, estimulando a participação ativa dos alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação da Dinâmica dos 3 Qs

    Explicar a importância da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Orientar os alunos na construção do modelo, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promover uma discussão em grupo utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Cada aluno deve utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar sua opinião sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Refletir sobre o tema e a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão por meio da construção de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar a participação ativa por meio de discussões e reflexões sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica sobre o tema.
  • Criatividade e qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema, apresentando dados e informações relevantes sobre o assunto.
  • Orientar a construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, explicando a importância de cada campo.
  • Promover discussões em grupo, estimulando a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, apresentando ideias e opiniões sobre o tema.
  • Construir o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com criatividade e qualidade.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar sua opinião sobre o assunto.