Aula sobre Fome Entre Os Brasileiros

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A fome é um problema que afeta milhões de brasileiros, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. O acesso à alimentação é um direito básico do ser humano e, por isso, é importante discutir sobre as causas e consequências da fome no Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve apresentação do tema. Aborde dados sobre a fome no Brasil e explique que o acesso à alimentação é um direito básico do cidadão.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 6 alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa de Empatia

    Explique à turma o que é um mapa de empatia e como ele deve ser preenchido.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Em um primeiro momento o mapa de empatia deve ser preenchido com os conhecimentos prévios dos alunos. Após, deverão realizar uma pesquisa sobre o assunto, com enfoque nas pessoas que vivem em situação de fome no Brasil, apontando suas causas e consequências. Oriente a realização da pesquisa utilizando livros, por exemplo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a realização do mapa de empatia, conduza uma discussão em grupo sobre as informações obtidas, estimulando a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Apresentação dos resultados e discussão sobre as causas e consequências da fome no Brasil. Cada grupo deve apresentar os resultados sobre as informações obtidas no mapa de empatia.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Finalize com uma reflexão sobre a importância da produção agropecuária para a garantia do direito à alimentação, compartilhando os resultados e as percepções da atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a realidade social brasileira.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da produção agropecuária para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração durante a atividade em grupo.
  • Qualidade das informações obtidas no mapa de empatia.
  • Habilidade de análise crítica sobre as causas e consequências da fome no Brasil.
  • Reflexão sobre a importância da produção agropecuária para a sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar a elaboração do mapa de empatia.
  • Estimular a participação e colaboração durante a atividade em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância da produção agropecuária para a sociedade.
  • Avaliar o desempenho conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Preencher o mapa de empatia com informações relevantes.
  • Contribuir para a discussão em grupo sobre as causas e consequências da fome no Brasil.
  • Refletir sobre a importância da produção agropecuária para a sociedade.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e colaborar para o trabalho em grupo.