Fontes de energia não renovável

Nesta aula de Ciências conhecer as fontes de energia não renovável. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😀

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual fonte de energia não renovável está na imagem?

    A) Petróleo.

    B) Energia eólica.

    C) Energia nuclear.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A aula de hoje será sobre fontes de energia não renovável. Essas fontes são aquelas que não podem ser recriadas em um curto espaço de tempo, como o petróleo e o carvão. Nosso objetivo é identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de reconhecer as diferentes fontes de energia não renovável e compreender as implicações ambientais do seu uso.

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    O tema "Fontes de energia não renovável" é de extrema importância para a compreensão dos estudantes sobre como a energia é gerada e utilizada em nosso cotidiano. Através dessa aula, os alunos poderão identificar e classificar diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Exemplos práticos, como a utilização de combustíveis fósseis em veículos ou a geração de energia elétrica através da queima de carvão em usinas, serão apresentados para os alunos. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Fontes de energia não renovável" é de extrema importância para o cotidiano dos estudantes, pois a energia é um recurso fundamental para a nossa vida moderna. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes fontes de energia não renovável, suas características e impactos no meio ambiente e na sociedade. Será utilizada a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    O uso de fontes de energia não renovável é um dos principais problemas ambientais enfrentados pela humanidade. A dependência dessas fontes, como o petróleo e o carvão, tem um impacto direto na saúde do planeta e de seus habitantes. Nesta aula, os alunos vão aprender a classificar diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) e a identificar os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que vai permitir que os alunos se coloquem no lugar de diferentes personagens e criem soluções para o problema.

    Design Thinking

    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    A energia é um tema crucial em nosso mundo, e é importante que todos saibam sobre as fontes de energia não renováveis, como o petróleo e o carvão, usadas em grande quantidade. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre essas fontes, bem como sobre fontes renováveis, como a energia solar e eólica. Eles também aprenderão a identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia usados em residências, comunidades ou cidades. Para tornar a aula mais envolvente, os alunos irão trabalhar em um projeto de design sprint, que os ajudará a entender e aplicar o que aprenderam.

    Design Sprint

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O uso de fontes de energia não renováveis é uma questão que afeta a todos, especialmente o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. É importante que os alunos conheçam as diferentes fontes de energia e suas consequências para o planeta. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre as fontes não renováveis de energia e como elas afetam o meio ambiente. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos criarão um diário de bordo, contendo o campo de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: