Aula sobre Fontes De Energia Nao Renovavel
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O uso de fontes de energia não renováveis é uma questão que afeta a todos, especialmente o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. É importante que os alunos conheçam as diferentes fontes de energia e suas consequências para o planeta. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre as fontes não renováveis de energia e como elas afetam o meio ambiente. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos criarão um diário de bordo, contendo o campo de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça uma breve introdução sobre "Fontes de energia não renováveis", explicando o que são e quais são as principais fontes utilizadas atualmente. Serão apresentados exemplos práticos, como o uso de petróleo para combustíveis e a geração de energia elétrica através da queima de carvão.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema relacionado ao tema. Eles deverão discutir em grupo possíveis soluções para o problema e anotar no diário de bordo.Etapa 3 - Apresentação das soluções
Cada grupo apresentará suas soluções e neste momento, fomente uma discussão sobre as possíveis consequências e impactos de cada alternativa.Etapa 4 - Classificação das fontes de energia
Apresente quais são as principais fontes de energia não renováveis e os alunos deverão classificá-las em suas respectivas categorias, anotando no diário de bordo.Etapa 5 - Debate em sala
Promova um debate em sala de aula sobre o uso de fontes de energia não renováveis e suas consequências para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.Etapa 6 - Conclusão
Faça a conclusão da aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre suas escolhas e o impacto no meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o uso de fontes de energia não renováveis e suas consequências para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e no debate em sala de aula.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes de energia.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Guiar as discussões em grupo e o debate em sala de aula.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica dos alunos.
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo e no debate em sala de aula.
- Anotar as soluções e a classificação das fontes de energia no diário de bordo.
- Refletir criticamente sobre o uso de fontes de energia não renováveis e suas consequências para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.