Aula sobre Fontes De Energia Nao Renovavel

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O uso de fontes de energia não renovável é um dos principais problemas ambientais enfrentados pela humanidade. A dependência dessas fontes, como o petróleo e o carvão, tem um impacto direto na saúde do planeta e de seus habitantes. Nesta aula, os alunos vão aprender a classificar diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) e a identificar os tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que vai permitir que os alunos se coloquem no lugar de diferentes personagens e criem soluções para o problema.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando sobre as fontes de energia não renovável e seus impactos no meio ambiente. É importante que o professor explique como as diferentes fontes de energia são utilizadas em nosso dia a dia e como elas estão presentes em nossas casas, escolas e cidades.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender como diferentes personagens (como um morador de uma cidade grande, um agricultor ou um pescador) se relacionam com as fontes de energia. Eles devem responder às seguintes perguntas em cada um dos campos do mapa de empatia: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação das fontes de energia

    Os alunos devem identificar as diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas pelos personagens do mapa de empatia. Para isso, eles devem pesquisar sobre cada fonte de energia e identificar suas características e impactos ambientais.

  4. Etapa 4 - Classificação das fontes de energia

    Após identificar as diferentes fontes de energia, os alunos devem classificá-las em renováveis e não renováveis. Eles devem justificar suas escolhas e explicar os impactos ambientais de cada uma das fontes de energia.

  5. Etapa 5 - Criação de soluções

    Os alunos devem criar soluções para reduzir o uso de fontes de energia não renovável em suas comunidades. Eles podem utilizar materiais recicláveis, fontes de energia renovável e outras soluções criativas para reduzir o impacto ambiental.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Os alunos devem apresentar suas soluções para a turma. Incentive a participação de todos e estimular o debate sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade das soluções criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis).
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de se colocar no lugar de diferentes personagens.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a aula.
  • Qualidade das soluções criadas pelos alunos.
  • Capacidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis).
  • Habilidade de trabalhar em grupo.
  • Capacidade de se colocar no lugar de diferentes personagens.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fornecer materiais didáticos e de apoio para a pesquisa.
  • Incentivar o debate sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das soluções criadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Realizar a pesquisa sobre as diferentes fontes de energia.
  • Criar soluções criativas para reduzir o uso de fontes de energia não renovável.
  • Trabalhar em grupo.
  • Apresentar as soluções criadas para a turma.