Aula sobre Fontes De Energia Nao Renovavel

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Fontes de energia não renovável" é de extrema importância para o cotidiano dos estudantes, pois a energia é um recurso fundamental para a nossa vida moderna. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes fontes de energia não renovável, suas características e impactos no meio ambiente e na sociedade. Será utilizada a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os subtópicos que serão trabalhados durante a aula e explique a metodologia MDC. Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Os grupos defensor e opositor farão pesquisas sobre as diferentes fontes de energia não renovável, suas características e impactos no meio ambiente e na sociedade. A banca julgadora e o grupo de observadores irão pesquisar sobre as diferentes fontes de energia renovável.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor farão suas apresentações, defendendo ou opondo-se às diferentes fontes de energia não renovável. A banca julgadora fará perguntas e avaliará as apresentações. O grupo de observadores fará anotações sobre as apresentações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as apresentações, a avaliação da banca julgadora e as anotações do grupo de observadores.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos e destacando a importância de se pensar em fontes de energia renovável para o futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação dos alunos.
  • Fomentar o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância de se pensar em fontes de energia renovável para o futuro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de argumentação e exposição dos grupos defensor e opositor.
  • Participação ativa dos alunos durante o debate e a discussão em grupo.
  • Anotações realizadas pelo grupo de observadores.
  • Avaliação da banca julgadora.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia MDC e os objetivos da aula.
  • Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação das apresentações.
  • Conduzir o debate e a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Concluir a aula resumindo os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre as diferentes fontes de energia não renovável e renovável.
  • Preparar apresentações argumentando a favor ou contra as diferentes fontes de energia não renovável.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Realizar anotações sobre as apresentações durante o debate.
  • Avaliar as apresentações dos grupos defensor e opositor como membro da banca julgadora.