Aula sobre Fontes De Energia Nao Renovavel
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Fontes de energia não renovável" é de extrema importância para o cotidiano dos estudantes, pois a energia é um recurso fundamental para a nossa vida moderna. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes fontes de energia não renovável, suas características e impactos no meio ambiente e na sociedade. Será utilizada a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os subtópicos que serão trabalhados durante a aula e explique a metodologia MDC. Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa e preparação
Os grupos defensor e opositor farão pesquisas sobre as diferentes fontes de energia não renovável, suas características e impactos no meio ambiente e na sociedade. A banca julgadora e o grupo de observadores irão pesquisar sobre as diferentes fontes de energia renovável.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor farão suas apresentações, defendendo ou opondo-se às diferentes fontes de energia não renovável. A banca julgadora fará perguntas e avaliará as apresentações. O grupo de observadores fará anotações sobre as apresentações.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as apresentações, a avaliação da banca julgadora e as anotações do grupo de observadores.Etapa 5 - Conclusão
Faça a conclusão da aula resumindo os principais pontos discutidos e destacando a importância de se pensar em fontes de energia renovável para o futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação dos alunos.
- Fomentar o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância de se pensar em fontes de energia renovável para o futuro.
- Estimular a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento de forma colaborativa.
Critérios de avaliação
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de argumentação e exposição dos grupos defensor e opositor.
- Participação ativa dos alunos durante o debate e a discussão em grupo.
- Anotações realizadas pelo grupo de observadores.
- Avaliação da banca julgadora.
Ações do professor
- Explicar a metodologia MDC e os objetivos da aula.
- Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação das apresentações.
- Conduzir o debate e a discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
- Concluir a aula resumindo os principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre as diferentes fontes de energia não renovável e renovável.
- Preparar apresentações argumentando a favor ou contra as diferentes fontes de energia não renovável.
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Realizar anotações sobre as apresentações durante o debate.
- Avaliar as apresentações dos grupos defensor e opositor como membro da banca julgadora.