Aula sobre Fontes De Energia Nao Renovavel

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Fontes de energia não renovável" é de extrema importância para a compreensão dos estudantes sobre como a energia é gerada e utilizada em nosso cotidiano. Através dessa aula, os alunos poderão identificar e classificar diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Exemplos práticos, como a utilização de combustíveis fósseis em veículos ou a geração de energia elétrica através da queima de carvão em usinas, serão apresentados para os alunos. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância de compreender as diferentes fontes de energia. Serão apresentados exemplos práticos de como a energia é utilizada em nosso cotidiano.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Combustíveis fósseis

    Os alunos serão divididos em grupos e encaminhados para a estação 1. Nessa estação, os alunos irão aprender sobre os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) e como eles são utilizados na geração de energia. Serão apresentados exemplos práticos, como a utilização de carros movidos a gasolina.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Energia nuclear

    Na estação 2, os alunos aprenderão sobre a energia nuclear e como ela é gerada. Serão apresentados exemplos práticos, como a utilização de energia nuclear em usinas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Energias renováveis

    Na última estação, os alunos aprenderão sobre as diferentes fontes de energia renovável, como a energia solar, eólica e hidrelétrica. Serão apresentados exemplos práticos de como essas fontes de energia são utilizadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após visitarem todas as estações, os alunos se reunirão em grupo para discutir e comparar as diferentes fontes de energia apresentadas. Conduza os alunos a fazerem uma discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno irá elaborar um texto sobre a importância de utilizar fontes de energia renovável e os impactos negativos do uso excessivo de fontes não renováveis. Disponibilize um modelo de texto para os alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância de utilizar fontes de energia renovável e os impactos negativos do uso excessivo de fontes não renováveis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas em residências, comunidades ou cidades.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das diferentes fontes de energia apresentadas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Elaboração de um texto coerente e bem estruturado sobre a importância de utilizar fontes de energia renovável e os impactos negativos do uso excessivo de fontes não renováveis.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Disponibilizar um modelo de texto para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na construção do conhecimento.
  • Elaborar um texto coerente e bem estruturado sobre o tema proposto.