Aula sobre Fontes De Energia Nao Renovavel

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula de hoje será sobre fontes de energia não renovável. Essas fontes são aquelas que não podem ser recriadas em um curto espaço de tempo, como o petróleo e o carvão. Nosso objetivo é identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de reconhecer as diferentes fontes de energia não renovável e compreender as implicações ambientais do seu uso.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que são fontes de energia não renovável e quais são as principais fontes utilizadas atualmente. É importante contextualizar o tema, mostrando como ele está presente no cotidiano dos alunos. Para isso, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a utilização de combustíveis fósseis em veículos e na produção de energia elétrica.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos recebem um roteiro contendo as instruções para criação do mapa conceitual. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se dividem em grupos de 3 a 4 pessoas para discutir o mapa conceitual criado. O objetivo é que os alunos compartilhem suas ideias e discutam os conceitos apresentados. É importante se disponibilizar para auxiliar e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o uso de fontes de energia não renovável, como a extração de petróleo e a produção de energia elétrica a partir de carvão. É importante destacar as implicações ambientais do uso dessas fontes de energia.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão

    Conduza uma reflexão sobre a importância de se buscar fontes de energia renovável e as implicações ambientais do uso de fontes de energia não renovável. O objetivo é que os alunos compreendam a importância de se pensar em soluções sustentáveis para o futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia não renovável.
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão de ideias.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da busca por fontes de energia renovável e sustentável.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conceitos apresentados.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão das implicações ambientais do uso de fontes de energia não renovável.
  • Reflexão sobre a importância da busca por fontes de energia renovável e sustentável.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos e esclarecer dúvidas.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual seguindo as instruções.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
  • Refletir sobre a importância da busca por fontes de energia renovável e sustentável.