Aula sobre Fontes De Energia Renovavel

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A energia é essencial para o nosso dia a dia, mas nem todas as fontes de energia são renováveis e isso pode trazer grandes impactos ao meio ambiente. Os alunos irão aprender sobre as fontes de energia renovável, como elas funcionam e como podemos utilizá-las para preservar o meio ambiente. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver um template que irá nos ajudar a entender melhor como podemos utilizar as fontes de energia renovável.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre fontes de energia renovável. Apresente exemplos práticos como energia solar, eólica e hidrelétrica.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo faça um desenho ou esboço sobre como seria uma casa utilizando somente fontes de energia renovável.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará o seu esboço e a turma irá decidir qual casa é a mais eficiente em termos de energia e sustentabilidade.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o esboço escolhido, os alunos irão criar um protótipo da casa utilizando materiais recicláveis, como caixas de papelão, para demonstrar como seria a construção

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  5. Etapa 5 - Testar

    Os protótipos serão apresentados para a turma e serão testados quanto à eficiência energética e sustentabilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia renovável e não renovável.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Fomentar a consciência ambiental e a importância da preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos de fontes de energia renovável.
  • Eficiência energética e sustentabilidade dos protótipos criados.

Ações do professor

  • Promover a roda de conversa inicial para entender o conhecimento prévio dos alunos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação dos esboços e protótipos.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa inicial e compartilhar conhecimentos prévios.
  • Trabalhar em equipe na criação dos esboços e protótipos.
  • Apresentar e testar os protótipos criados.