Aula sobre Fontes De Energia Renovavel
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Fontes de energia renovável" é de extrema importância para o mundo atual, pois a busca por fontes de energia limpa e renovável é cada vez mais necessária para a preservação do meio ambiente. Os alunos aprenderão sobre as diferentes fontes de energia renovável e não renovável, e como elas são utilizadas em residências, comunidades e cidades. Realize uma sondagem com a turma, estimulando-os a refletir sobre o tema, como, por exemplo: "Vocês já viram ou ouviram falar de painéis solares? Eólicas? Hidrelétricas? Essas são algumas das fontes de energia renovável que podem ser encontradas em nosso cotidiano. Mas vocês sabem como elas funcionam e por que são importantes? Vamos explorar essas fontes de energia e entender como elas podem ajudar a preservar o meio ambiente."
Etapa 1 - Apresentação do tema
Iniciar a aula apresentando o tema "Fontes de energia renovável" e contextualizando-o para os alunos. Em seguida, faça uma breve explicação sobre o que é Design Thinking e como ele será utilizado.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá criar e preencher o mapa de empatia com informações sobre uma determinada fonte de energia renovável, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando a fonte de energia renovável que escolheu e as informações que coletou. Você poderá complementar as informações e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de discussão para debater as informações apresentadas nos mapas de empatia, comparando as diferentes fontes de energia renovável e discutindo suas vantagens e desvantagens.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos receberão uma lista de objetos que utilizam energia elétrica e deverão identificar qual fonte de energia é utilizada em cada um deles. Em seguida, os alunos deverão discutir em grupo como esses objetos poderiam ser adaptados para utilizar fontes de energia renovável.Etapa 6 - Apresentação das soluções
Cada grupo apresentará suas soluções para adaptar os objetos para utilizar fontes de energia renovável, explicando como as mudanças poderiam ser feitas e quais seriam as vantagens.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância das fontes de energia renovável e como elas podem ajudar a preservar o meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades".
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em buscar soluções para problemas do cotidiano utilizando fontes de energia renovável.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Qualidade das informações apresentadas nos mapas de empatia.
- Participação ativa dos alunos no debate em grupo.
- Qualidade das soluções apresentadas para adaptar os objetos para utilizar fontes de energia renovável.
- Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
- Complementar as informações apresentadas pelos alunos e esclarecer possíveis dúvidas.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Contribuir para o debate em grupo.
- Apresentar soluções criativas para adaptar os objetos para utilizar fontes de energia renovável.
- Participar ativamente durante toda a aula.
- Respeitar as opiniões dos colegas e o trabalho em equipe.