Aula sobre Fontes De Energia Renovavel
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Fontes de energia renovável" é um assunto cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e na mídia. É importante que os alunos compreendam a importância de se utilizar fontes de energia renovável para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Os alunos serão desafiados a criar um jogo educativo sobre fontes de energia renovável, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e criatividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresentar o tema e explicar a metodologia da gamificação. Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e oriente-os sobre a criação do jogo.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre fontes de energia renovável e não renovável. Eles devem identificar exemplos de cada tipo de fonte de energia e como elas são utilizadas.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo, contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Eles também deverão criar as regras do jogo e definir como as informações sobre fontes de energia renovável serão apresentadas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Eles devem explicar as regras, como jogar e como as informações sobre fontes de energia renovável são apresentadas.Etapa 5 - Reflexão
Conduzir uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam e como foi trabalhar com a metodologia da gamificação.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Você pode sugerir uma tarefa de casa em que os alunos pesquisem exemplos de utilização de fontes de energia renovável no cotidiano das pessoas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na criação do jogo e na apresentação para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa.
- Desenvolver a criatividade.
- Desenvolver a habilidade de reflexão crítica.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação das regras e informações sobre fontes de energia renovável.
- Participação e colaboração em equipe.
- Habilidade de pesquisa e identificação de fontes de energia.
Ações do professor
- Explicar a metodologia da gamificação e orientar os alunos na criação do jogo.
- Conduzir a reflexão sobre a atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos (opcional).
- Estimular a participação e colaboração em equipe.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre fontes de energia renovável e não renovável.
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar ativamente das atividades em sala de aula.
- Refletir sobre o aprendizado na atividade.