Aula sobre Fontes De Energia Renovavel

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Fontes de energia renovável" é um assunto cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e na mídia. É importante que os alunos compreendam a importância de se utilizar fontes de energia renovável para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Os alunos serão desafiados a criar um jogo educativo sobre fontes de energia renovável, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema e explicar a metodologia da gamificação. Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e oriente-os sobre a criação do jogo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre fontes de energia renovável e não renovável. Eles devem identificar exemplos de cada tipo de fonte de energia e como elas são utilizadas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo, contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Eles também deverão criar as regras do jogo e definir como as informações sobre fontes de energia renovável serão apresentadas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Eles devem explicar as regras, como jogar e como as informações sobre fontes de energia renovável são apresentadas.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Conduzir uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam e como foi trabalhar com a metodologia da gamificação.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode sugerir uma tarefa de casa em que os alunos pesquisem exemplos de utilização de fontes de energia renovável no cotidiano das pessoas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na criação do jogo e na apresentação para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão crítica.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação das regras e informações sobre fontes de energia renovável.
  • Participação e colaboração em equipe.
  • Habilidade de pesquisa e identificação de fontes de energia.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da gamificação e orientar os alunos na criação do jogo.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos (opcional).
  • Estimular a participação e colaboração em equipe.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre fontes de energia renovável e não renovável.
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.
  • Refletir sobre o aprendizado na atividade.