Aula sobre Fontes De Energia Renovavel

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Fontes de energia renovável" é de extrema importância para a sociedade atual, uma vez que a busca por alternativas sustentáveis para a geração de energia é uma das principais pautas do mundo contemporâneo. Os estudantes terão a oportunidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades. É importante apresentar exemplos práticos e atuais sobre o tema, como a utilização de painéis solares em residências ou a geração de energia eólica em parques eólicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Fontes de energia renovável" e explique aos alunos a importância da busca por alternativas sustentáveis para a geração de energia. Os alunos podem ser incentivados a apresentar exemplos de fontes de energia renovável que já conhecem.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e elaboração do template de avaliação

    Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas e, juntos, devem elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e elaboração dos argumentos

    Cada grupo deve pesquisar sobre uma fonte de energia renovável e elaborar argumentos para defender a escolha da fonte. Disponibilize materiais de pesquisa, como textos, vídeos ou sites.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater entre si, utilizando o template de avaliação elaborado anteriormente. Realize a mediação do debate, incentivando a participação de todos e garantindo que as regras sejam seguidas.

  5. Etapa 5 - Conclusão e reflexão

    Ao final do debate, promova uma reflexão com os alunos sobre o tema, incentivando-os a pensar sobre a importância da utilização de fontes de energia renovável e como podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento das habilidades de argumentação e pensamento crítico;
  • Identificação e classificação de diferentes fontes de energia renovável;
  • Estímulo à pesquisa e ao trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de avaliação elaborado;
  • Participação ativa no debate crítico;
  • Argumentação coerente e fundamentada em pesquisa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
  • Mediar o debate, garantindo a participação de todos os alunos e o cumprimento das regras;
  • Estimular a reflexão sobre o tema e a importância da utilização de fontes de energia renovável.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a fonte de energia renovável escolhida pelo grupo;
  • Elaborar argumentos coerentes e fundamentados em pesquisa;
  • Participar ativamente do debate crítico e seguir as regras estabelecidas pelo professor.