Aula sobre Fontes De Energia Renovavel
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Fontes de energia renovável" é de extrema importância para a sociedade atual, uma vez que a busca por alternativas sustentáveis para a geração de energia é uma das principais pautas do mundo contemporâneo. Os estudantes terão a oportunidade de identificar e classificar diferentes fontes de energia utilizadas em residências, comunidades ou cidades. É importante apresentar exemplos práticos e atuais sobre o tema, como a utilização de painéis solares em residências ou a geração de energia eólica em parques eólicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Fontes de energia renovável" e explique aos alunos a importância da busca por alternativas sustentáveis para a geração de energia. Os alunos podem ser incentivados a apresentar exemplos de fontes de energia renovável que já conhecem.Etapa 2 - Divisão dos grupos e elaboração do template de avaliação
Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas e, juntos, devem elaborar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Pesquisa e elaboração dos argumentos
Cada grupo deve pesquisar sobre uma fonte de energia renovável e elaborar argumentos para defender a escolha da fonte. Disponibilize materiais de pesquisa, como textos, vídeos ou sites.Etapa 4 - Debate crítico
Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater entre si, utilizando o template de avaliação elaborado anteriormente. Realize a mediação do debate, incentivando a participação de todos e garantindo que as regras sejam seguidas.Etapa 5 - Conclusão e reflexão
Ao final do debate, promova uma reflexão com os alunos sobre o tema, incentivando-os a pensar sobre a importância da utilização de fontes de energia renovável e como podem contribuir para a preservação do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento das habilidades de argumentação e pensamento crítico;
- Identificação e classificação de diferentes fontes de energia renovável;
- Estímulo à pesquisa e ao trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada do template de avaliação elaborado;
- Participação ativa no debate crítico;
- Argumentação coerente e fundamentada em pesquisa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
- Mediar o debate, garantindo a participação de todos os alunos e o cumprimento das regras;
- Estimular a reflexão sobre o tema e a importância da utilização de fontes de energia renovável.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a fonte de energia renovável escolhida pelo grupo;
- Elaborar argumentos coerentes e fundamentados em pesquisa;
- Participar ativamente do debate crítico e seguir as regras estabelecidas pelo professor.