Aula sobre Fontes De Energia Renovavel
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A energia é um recurso fundamental para o funcionamento de nossas vidas e para o desenvolvimento da sociedade. No entanto, como a energia é produzida e utilizada pode ter impactos significativos no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Vamos explorar exemplos práticos de como essas fontes de energia podem ser encontradas e aplicadas em nosso cotidiano.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução apresentando o conceito de energia renovável e suas principais fonte e uma breve contextualização sobre a importância desse tema para a sociedade e para o meio ambiente.Etapa 2 - Estação 1 - Energia Solar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão aprender sobre a energia solar, suas vantagens e desvantagens, e como ela pode ser utilizada em residências e empresas. Serão apresentados exemplos práticos de como a energia solar pode ser aplicada em nosso cotidiano.Etapa 3 - Estação 2 - Energia Eólica
Na estação 2, os alunos irão aprender sobre a energia eólica, suas vantagens e desvantagens, e como ela pode ser utilizada em residências e empresas. Serão apresentados exemplos práticos de como a energia eólica pode ser aplicada em nosso cotidiano.Etapa 4 - Estação 3 - Biomassa
Na estação 3, os alunos irão aprender sobre a biomassa, suas vantagens e desvantagens, e como ela pode ser utilizada em residências e empresas. Serão apresentados exemplos práticos de como a biomassa pode ser aplicada em nosso cotidiano.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a visita às estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia renovável apresentada. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância do uso de fontes de energia renovável e como elas podem ser utilizadas de forma sustentável.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao apresentar exemplos práticos de como as fontes de energia renovável podem ser aplicadas em nosso cotidiano.
- Promover a conscientização sobre a importância do uso de fontes de energia renovável e como elas podem contribuir para a preservação do meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Identificação correta das fontes de energia renovável apresentadas.
- Capacidade de argumentação e defesa de ideias durante a discussão em grupo.
- Compreensão e aplicação dos conceitos apresentados durante a aula.
- Criatividade e inovação na apresentação de ideias e soluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar e classificar as fontes de energia renovável apresentadas.
- Argumentar e defender ideias durante a discussão em grupo.
- Compreender e aplicar os conceitos apresentados durante a aula.
- Apresentar soluções criativas e inovadoras para a utilização de fontes de energia renovável.