Aula sobre Fontes De Energia Renovavel

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A energia é um recurso fundamental para o funcionamento de nossas vidas e para o desenvolvimento da sociedade. No entanto, como a energia é produzida e utilizada pode ter impactos significativos no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Vamos explorar exemplos práticos de como essas fontes de energia podem ser encontradas e aplicadas em nosso cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução apresentando o conceito de energia renovável e suas principais fonte e uma breve contextualização sobre a importância desse tema para a sociedade e para o meio ambiente.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Energia Solar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão aprender sobre a energia solar, suas vantagens e desvantagens, e como ela pode ser utilizada em residências e empresas. Serão apresentados exemplos práticos de como a energia solar pode ser aplicada em nosso cotidiano.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Energia Eólica

    Na estação 2, os alunos irão aprender sobre a energia eólica, suas vantagens e desvantagens, e como ela pode ser utilizada em residências e empresas. Serão apresentados exemplos práticos de como a energia eólica pode ser aplicada em nosso cotidiano.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Biomassa

    Na estação 3, os alunos irão aprender sobre a biomassa, suas vantagens e desvantagens, e como ela pode ser utilizada em residências e empresas. Serão apresentados exemplos práticos de como a biomassa pode ser aplicada em nosso cotidiano.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a visita às estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia renovável apresentada. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância do uso de fontes de energia renovável e como elas podem ser utilizadas de forma sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao apresentar exemplos práticos de como as fontes de energia renovável podem ser aplicadas em nosso cotidiano.
  • Promover a conscientização sobre a importância do uso de fontes de energia renovável e como elas podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Identificação correta das fontes de energia renovável apresentadas.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias durante a discussão em grupo.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos apresentados durante a aula.
  • Criatividade e inovação na apresentação de ideias e soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar e classificar as fontes de energia renovável apresentadas.
  • Argumentar e defender ideias durante a discussão em grupo.
  • Compreender e aplicar os conceitos apresentados durante a aula.
  • Apresentar soluções criativas e inovadoras para a utilização de fontes de energia renovável.