Aula sobre Fontes De Energia Renovavel

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A energia é essencial para a nossa vida, e é importante que saibamos como ela é gerada e utilizada. O objetivo é apresentar as diferentes fontes de energia renovável, como elas são utilizadas e suas vantagens em relação às fontes de energia não renováveis. Alguns exemplos de fontes de energia renovável são a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Vídeo aula

    Apresente os objetivos e oriente os alunos que terão, como tarefa inicial, assistir previamente à aula uma vídeo aula sobre as fontes de energia renovável e não renovável, indicado por você. Oriente-os que deverão fazer anotações sobre os principais aspectos abordados.

  2. Etapa 2 - Preparação para a criação do mapa conceitual

    Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos, e cada grupo escolherá uma das seguintes fontes de energia renovável: energia solar, eólica, hidráulica ou geotérmica. Os alunos terão 20 minutos para pesquisar sobre a fonte de energia escolhida e preparar uma apresentação de 5 minutos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua fonte de energia renovável escolhida e explicar suas vantagens em relação às fontes de energia não renováveis. Os alunos devem prestar atenção às apresentações dos outros grupos e fazer anotações.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual em seus cadernos, contendo a ideia central "Fontes de energia renovável" e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como criar um mapa conceitual eficiente.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando como as ideias estão relacionadas e como a fonte de energia renovável escolhida se encaixa no contexto geral. Os alunos devem prestar atenção às apresentações dos outros grupos e fazer anotações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as diferentes fontes de energia renovável apresentadas e suas vantagens em relação às fontes de energia não renováveis. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a discussão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância das fontes de energia renovável para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a discussão em grupo.
  • Dar feedback para os alunos durante as apresentações.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a fonte de energia renovável escolhida.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva.
  • Criar um mapa conceitual eficiente.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Fazer anotações durante as apresentações dos grupos.