Fontes históricas
Você é um sujeito histórico, sabia? Sabia que a História é feita por pessoas como você, seus familiares e amigos? Se você quiser aprender sobre o passado de alguém, o que vai pesquisar?
Nessa aula de História vamos aprender um pouco sobre Fontes Históricas - o que os historiadores usam para entender o passado. Vamos juntos!👩🏫
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Fonte Histórica é tudo o que os seres humanos produzem ao longo da história e que serve para o conhecimento histórico. Complete a frase com a opção certa: “As fontes históricas, sozinhas, ...":
Atividade completaA)
...continuam sendo fontes históricas, pois todo material contribui para o conhecimento histórico.B) ...não são necessariamente fontes históricas. O que faz um material ser fonte é o fato de ele ser utilizado para fornecer informações sobre alguma sociedade, ou seja, produzir conhecimento histórico.
C) ...não são necessariamente fontes históricas. O que vai determinar seu valor histórico é o período em que foi feito.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
A aula sobre "Fontes históricas" é fundamental para que os alunos compreendam como a História é construída e como as informações são obtidas. É importante que os estudantes entendam que a História não é apenas um conjunto de fatos, mas sim uma interpretação desses fatos. Para isso, é necessário que eles saibam como as fontes históricas são utilizadas pelos historiadores para construir essa interpretação. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender como as fontes históricas são produzidas e como elas podem ser interpretadas.Atividade completa4. Ensino Híbrido:
A aula sobre "Fontes históricas" é fundamental para que os alunos compreendam como a História é construída e como as informações são obtidas. As fontes históricas são os registros do passado, que nos permitem entender como as sociedades se organizavam, como as pessoas viviam e como as mudanças ocorreram ao longo do tempo. É importante que os alunos entendam que as fontes históricas não são apenas documentos escritos, mas também objetos, monumentos, fotografias, pinturas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Design Sprint:
A aula sobre "Fontes históricas" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Atividade completaAs fontes históricas são fundamentais para a compreensão do passado e para a construção do conhecimento histórico. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como documentos, objetos, monumentos, fotografias, entre outros. É importante que os alunos compreendam a importância dessas fontes e saibam como analisá-las para obter informações sobre o passado.
6. Aprendizagem Baseada em Projetos:
O estudo das fontes históricas é fundamental para entendermos o passado e o presente. As fontes históricas são os registros deixados pelas sociedades ao longo do tempo, como documentos, objetos, monumentos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Atividade completa7. Rotação por estações:
A aula sobre "Fontes históricas" é fundamental para que os alunos compreendam como a História é construída e como as informações são obtidas. As fontes históricas são os registros que nos permitem conhecer o passado, como documentos, objetos, monumentos, entre outros. É importante que os alunos entendam que as fontes históricas são fundamentais para a construção do conhecimento histórico e que elas podem ser encontradas em diversos lugares, como museus, bibliotecas, arquivos, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.Atividade completa8. Aprendizagem Entre Pares:
O tema "Fontes históricas" é fundamental para a compreensão da História como ciência e para a formação crítica dos estudantes. As fontes históricas são os registros do passado que permitem aos historiadores e aos estudantes conhecerem e interpretarem os acontecimentos e as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais. As fontes podem ser variadas, como documentos escritos, imagens, objetos, monumentos, tradições orais, entre outros. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: