Aula sobre Fontes Historicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O estudo das fontes históricas é fundamental para entendermos o passado e o presente. As fontes históricas são os registros deixados pelas sociedades ao longo do tempo, como documentos, objetos, monumentos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Fontes históricas" e explique a importância de estudá-lo. Em seguida, irá apresentar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre as fontes históricas que conhecem e como elas são importantes para o estudo da História. Cada grupo deverá escolher uma fonte histórica para analisar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos irão pesquisar sobre a fonte histórica escolhida e deverão responder às seguintes perguntas: qual é a origem da fonte? Em que época ela foi produzida? Qual é o seu significado histórico? Como ela pode nos ajudar a entender o passado?

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar o resultado da pesquisa e o template de avaliação por pares para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo irá avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as fontes históricas.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre as fontes históricas.
  • Pesquisar sobre a fonte histórica escolhida.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o resultado da pesquisa e o template de avaliação por pares para a turma.
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado.