Aula sobre Fontes Historicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Fontes históricas" é fundamental para a compreensão da História como ciência e para a formação crítica dos estudantes. As fontes históricas são os registros do passado que permitem aos historiadores e aos estudantes conhecerem e interpretarem os acontecimentos e as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais. As fontes podem ser variadas, como documentos escritos, imagens, objetos, monumentos, tradições orais, entre outros. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Fontes históricas" e explicando a importância das fontes para a História. Você pode utilizar exemplos práticos, como uma notícia de jornal, uma fotografia antiga, um monumento histórico, para ilustrar a diversidade das fontes históricas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os estudantes devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher uma fonte histórica para analisar. Sugira algumas fontes, como um documento escrito, uma imagem, um objeto, ou os estudantes podem escolher livremente. Cada grupo deve discutir a fonte escolhida e responder às seguintes perguntas: o que a fonte representa? Qual é o contexto histórico em que foi produzida? Quais informações ela pode fornecer sobre o passado?

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Oriente os estudantes na elaboração do template, explicando a importância de cada critério e como eles devem ser avaliados.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação por pares para a turma e explicar como ele funciona. Incentive a participação de todos os estudantes na discussão e na análise dos templates.

  5. Etapa 5 - Avaliação das apresentações

    Os estudantes devem avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos. Oriente os estudantes na avaliação, explicando como preencher cada critério e como atribuir a nota.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Encerre a aula fazendo uma discussão final sobre o tema "Fontes históricas" e sobre a metodologia utilizada. Os estudantes devem ser incentivados a expressar suas opiniões e a fazer uma reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos estudantes.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: avaliar a capacidade do grupo em se organizar e distribuir as tarefas de forma equilibrada.
  • Construção dos argumentos: avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo e sua coerência com a fonte histórica escolhida.
  • Apresentação e comunicação: avaliar a clareza e a objetividade da apresentação e a capacidade do grupo em se comunicar de forma eficiente.
  • Desempenho geral: avaliar o desempenho geral do grupo na atividade, levando em conta a qualidade do template criado e a participação de todos os membros.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na escolha das fontes históricas e na elaboração dos templates de avaliação por pares.
  • Estimular a participação de todos os estudantes na discussão e na análise das fontes e dos templates.
  • Orientar os estudantes na avaliação das apresentações dos outros grupos e na reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na escolha e análise das fontes históricas.
  • Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Apresentar o template para a turma e explicar como ele funciona.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado por eles mesmos.
  • Participar da discussão final sobre o tema "Fontes históricas" e sobre a metodologia utilizada.