Aula sobre Fontes Historicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre "Fontes históricas" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

As fontes históricas são fundamentais para a compreensão do passado e para a construção do conhecimento histórico. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como documentos, objetos, monumentos, fotografias, entre outros. É importante que os alunos compreendam a importância dessas fontes e saibam como analisá-las para obter informações sobre o passado.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de fontes históricas e sua importância para a construção do conhecimento histórico. Serão apresentados exemplos de fontes históricas, como documentos, objetos, monumentos, fotografias, entre outros. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a levantar hipóteses sobre as fontes apresentadas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá uma fonte histórica para analisar, eles poderão optar por alguma das fontes apresentadas como exemplo para aprofundar seus conhecimentos ou escolher livremente outras opções. Eles deverão fazer um esboço da fonte, descrevendo suas características e levantando hipóteses sobre seu significado histórico.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar suas fontes e discutir em conjunto as hipóteses levantadas. Em seguida, deverão decidir qual a hipótese mais plausível e apresentar argumentos para justificar sua escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base na hipótese escolhida, os grupos deverão criar um protótipo de como a fonte histórica poderia ser utilizada para construir o conhecimento histórico. Por exemplo, se a fonte escolhida for um documento, os alunos poderão criar um texto explicando seu significado histórico.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e discutir em conjunto como eles poderiam ser utilizados para construir o conhecimento histórico. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a levantar hipóteses sobre os protótipos apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o significado das fontes históricas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico.
  • Capacidade dos alunos em analisar o significado das fontes históricas.
  • Qualidade dos protótipos criados pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em discutir em conjunto e apresentar argumentos para justificar suas escolhas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fontes históricas e sua importância para a construção do conhecimento histórico.
  • Incentivar os alunos a fazer perguntas e a levantar hipóteses sobre as fontes apresentadas.
  • Orientar os grupos na escolha das fontes e na análise das hipóteses levantadas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar a gênese da produção do saber histórico.
  • Analisar o significado das fontes históricas.
  • Trabalhar em grupo na escolha das fontes e na análise das hipóteses levantadas.
  • Criar protótipos de como as fontes históricas poderiam ser utilizadas para construir o conhecimento histórico.