Aula sobre Fontes Historicas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Fontes históricas" é fundamental para que os alunos compreendam como a História é construída e como as informações são obtidas. É importante que os estudantes entendam que a História não é apenas um conjunto de fatos, mas sim uma interpretação desses fatos. Para isso, é necessário que eles saibam como as fontes históricas são utilizadas pelos historiadores para construir essa interpretação. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender como as fontes históricas são produzidas e como elas podem ser interpretadas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância das fontes históricas para a construção do conhecimento histórico. Você pode apresentar exemplos de fontes históricas que façam referência a algum personagem histórico específico, como documentos, objetos, monumentos, fotografias, entre outros. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre um personagem histórico, eles poderão optar por algum apresentado nos exemplos ou escolher livremente outras opções. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam como as fontes históricas são produzidas e como elas podem ser interpretadas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações que coletaram no mapa de empatia. Oriente a discussão, incentivando os alunos a pensar sobre como as informações coletadas podem ser utilizadas para construir uma interpretação histórica.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão para a turma. Oriente a apresentação, incentivando os alunos a explicar como as informações coletadas podem ser utilizadas para construir uma interpretação histórica.

  5. Etapa 5 - Análise de fontes históricas

    Apresente algumas fontes históricas para a turma e oriente os alunos a analisá-las. Os alunos deverão identificar as informações contidas nas fontes e pensar sobre como elas podem ser utilizadas para construir uma interpretação histórica.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas na análise das fontes históricas. Oriente a discussão, incentivando os alunos a pensar sobre como as informações coletadas podem ser utilizadas para construir uma interpretação histórica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância das fontes históricas para a construção do conhecimento histórico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Identificação correta das informações contidas nas fontes históricas.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre as informações coletadas na análise das fontes históricas.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados da discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar a criação do mapa de empatia.
  • Orientar a discussão em grupo.
  • Apresentar as fontes históricas e orientar a análise.
  • Orientar a discussão em grupo sobre as informações coletadas na análise das fontes históricas.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar as informações contidas nas fontes históricas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as informações coletadas na análise das fontes históricas.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo.