Aula sobre Fontes Historicas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula sobre "Fontes históricas" é fundamental para que os alunos compreendam como a História é construída e como as informações são obtidas. As fontes históricas são os registros do passado, que nos permitem entender como as sociedades se organizavam, como as pessoas viviam e como as mudanças ocorreram ao longo do tempo. É importante que os alunos entendam que as fontes históricas não são apenas documentos escritos, mas também objetos, monumentos, fotografias, pinturas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância das fontes históricas para a compreensão da História. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias sobre o que são fontes históricas e como elas podem ser utilizadas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, que os alunos irão utilizar para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como o template funciona e como os alunos devem preenchê-lo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, objetos, monumentos, fotografias, pinturas, entre outros. Cada grupo irá escolher um tipo de fonte e irá pesquisar sobre sua importância para a compreensão da História.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem. Os alunos irão compartilhar suas descobertas e discutir a importância das diferentes fontes históricas.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como as fontes históricas podem ser utilizadas para a compreensão da História. Eles irão preencher o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam na aula e como as fontes históricas podem ser utilizadas para a compreensão da História. Eles irão compartilhar suas reflexões e discutir as diferentes perspectivas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância das fontes históricas para a compreensão da História e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema. Os alunos irão preencher o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico.
  • Analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a reflexão individual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e compartilhar ideias.
  • Incentivar a utilização de metodologias ativas e o uso de tecnologias educacionais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Reflexão individual coerente e bem fundamentada.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância das fontes históricas.
  • Apresentar o template de registro de aprendizagem e explicar como ele funciona.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Estimular a reflexão individual e a discussão em grupo.
  • Encerrar a aula reforçando a importância das fontes históricas e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Apresentar os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva.
  • Refletir individualmente sobre o que aprendeu na aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e compartilhar ideias.