Aula sobre Fontes Historicas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A aula sobre "Fontes históricas" é fundamental para que os alunos compreendam como a História é construída e como as informações são obtidas. As fontes históricas são os registros que nos permitem conhecer o passado, como documentos, objetos, monumentos, entre outros. É importante que os alunos entendam que as fontes históricas são fundamentais para a construção do conhecimento histórico e que elas podem ser encontradas em diversos lugares, como museus, bibliotecas, arquivos, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são fontes históricas e sua importância para a construção do conhecimento histórico. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela funcionará na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Análise de documentos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por analisar um documento histórico, como uma carta, um diário, um jornal, entre outros. Eles deverão responder a perguntas sobre o documento, como quem escreveu, para quem foi escrito, qual o contexto histórico em que foi produzido, entre outras.Etapa 3 - Estação 2 - Análise de objetos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por analisar um objeto histórico, como uma moeda, uma arma, uma ferramenta, entre outros. Eles deverão responder a perguntas sobre o objeto, como qual sua função, qual o contexto histórico em que foi produzido, entre outras.Etapa 4 - Estação 3 - Análise de monumentos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por analisar um monumento histórico, como uma estátua, um prédio, uma ponte, entre outros. Eles deverão responder a perguntas sobre o monumento, como quem o construiu, qual sua função, qual o contexto histórico em que foi produzido, entre outras.Etapa 5 - Socialização
Os grupos se reunirão e apresentarão suas análises para a turma. Faça uma síntese das análises e discuta com os alunos sobre a importância das fontes históricas para a construção do conhecimento histórico.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão com os alunos sobre a importância da análise das fontes históricas para a construção do conhecimento histórico e como elas podem nos ajudar a compreender o passado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a gênese da produção do saber histórico.
- Analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de análise e interpretação das fontes históricas.
- Habilidade em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Rotação por estações.
- Orientar os alunos na análise das fontes históricas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Analisar as fontes históricas com atenção e cuidado.
- Trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
- Participar ativamente das atividades propostas.