Aula sobre Forma Comparativa Igualdade

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nessa atividade, os alunos vão aprender sobre a forma comparativa de igualdade dos adjetivos em inglês. Essa estrutura é utilizada para comparar duas coisas que são iguais. Por exemplo, "My cat is as cute as your cat" (Meu gato é tão fofo quanto o seu gato). A metodologia utilizada será o estudo de caso, na qual os alunos vão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema e buscar soluções. Essa atividade irá ajudá-los a desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando exemplos de frases utilizando a forma comparativa de igualdade em inglês. Em seguida, explique o conceito da metodologia de estudo de caso e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos

    Separe os alunos em grupos de quatro ou cinco. Cada grupo deve escolher um tema relacionado à forma comparativa de igualdade para trabalhar na atividade de estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos devem identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Você pode dar algumas sugestões, como as diferenças entre países em relação à igualdade social.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Cada grupo deve realizar pesquisas e entrevistar pessoas para coletar dados sobre o problema identificado. Forneça algumas fontes para pesquisa, como artigos de jornais ou revistas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Você pode fornecer algumas diretrizes para ajudar na análise, como separar os dados por região geográfica ou classe social.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Cada grupo deve comparar os dados coletados com dados oficiais e identificar semelhanças e diferenças. Forneça algumas diretrizes para ajudar na comparação, como criar gráficos para representar os dados. Os alunos devem criar um infográfico com as informações coletadas durante a atividade de estudo de caso e as soluções propostas pelo grupo.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos devem propor soluções para o problema identificado e apresentá-las ao restante da turma. Você pode dar algumas diretrizes para ajudar na elaboração das soluções, como pensar em ações que possam ser realizadas na comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar as formas comparativas de igualdade dos adjetivos de forma correta em inglês;
  • Desenvolver o pensamento crítico e análise de dados;
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a atividade de estudo de caso;
  • Qualidade do infográfico criado pelos grupos;
  • Criatividade e efetividade das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar conceitos e conceitualizações relacionadas ao tema;
  • Orientar na realização da atividade de estudo de caso;
  • Fornecer feedback sobre as soluções propostas pelos grupos;
  • Incentivar a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para realizar a atividade de estudo de caso;
  • Realizar pesquisas e coletar dados sobre o tema escolhido;
  • Propor soluções para o problema identificado;
  • Criar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas pelo grupo.