Aula sobre Forma Comparativa Igualdade

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, vamos aprender sobre as formas comparativas de igualdade em inglês e como utilizá-las de modo inteligível. Você já deve ter ouvido frases como "Eu sou tão alta quanto a minha irmã" ou "Ele é tão rápido quanto eu". Essas frases usam a forma comparativa de igualdade para comparar qualidades ou quantidades. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia da gamificação. Os alunos vão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema, para aprender de forma lúdica e divertida.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o conceito de formas comparativas de igualdade aos alunos, utilizando exemplos práticos e didáticos como:

    \- A comparação entre duas pessoas com a mesma altura: "You are as tall as your brother."

    \- A comparação de habilidades: "I can run as fast as you."


  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Eles devem criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas e pensar em perguntas que possam ser respondidas utilizando as formas comparativas de igualdade.

  3. Etapa 3 - Construção do jogo

    Cada grupo deve construir o jogo com os materiais disponíveis na sala de aula, como papel, canetas, tesouras e cola.

  4. Etapa 4 - Jogando o jogo

    Os grupos vão trocar os jogos para jogar entre si. Quando um jogador chegar em uma casa, ele deve pegar um card com perguntas e ações e responder corretamente para avançar. As perguntas devem envolver situações cotidianas para que os alunos possam aplicar os conhecimentos aprendidos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o jogo, oriente uma discussão em grupo para que os alunos possam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Revise os conceitos aprendidos durante a aula e pergunte aos alunos se ficou alguma dúvida.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Feche a aula incentivando os alunos a continuarem praticando as formas comparativas de igualdade e elogiando o trabalho realizado pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do jogo;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Aplicar o conceito de formas comparativas de igualdade em situações cotidianas;
  • Despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado da língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Criação do jogo de tabuleiro;
  • Participação e cooperação em grupo;
  • Habilidade em responder às perguntas relacionadas ao tema;
  • Uso correto das formas comparativas de igualdade;
  • Interesse e engajamento na atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo;
  • Estimular a participação e cooperação dos alunos em grupo;
  • Incentivar os alunos a aplicar o que foi aprendido em situações cotidianas;
  • Fechar a aula reforçando a importância do aprendizado das formas comparativas de igualdade.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro relacionado ao tema;
  • Participar e cooperar com o grupo na construção do jogo;
  • Responder corretamente às perguntas do jogo;
  • Utilizar as formas comparativas de igualdade corretamente;
  • Demonstrar interesse e engajamento na atividade.