Aula sobre Forma Comparativa Igualdade
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos aprender sobre as formas comparativas de igualdade em inglês e como utilizá-las de modo inteligível. Você já deve ter ouvido frases como "Eu sou tão alta quanto a minha irmã" ou "Ele é tão rápido quanto eu". Essas frases usam a forma comparativa de igualdade para comparar qualidades ou quantidades. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia da gamificação. Os alunos vão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema, para aprender de forma lúdica e divertida.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Introduza o conceito de formas comparativas de igualdade aos alunos, utilizando exemplos práticos e didáticos como:\- A comparação entre duas pessoas com a mesma altura: "You are as tall as your brother."
\- A comparação de habilidades: "I can run as fast as you."
Etapa 2 - Criação do jogo
Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Eles devem criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas e pensar em perguntas que possam ser respondidas utilizando as formas comparativas de igualdade.Etapa 3 - Construção do jogo
Cada grupo deve construir o jogo com os materiais disponíveis na sala de aula, como papel, canetas, tesouras e cola.Etapa 4 - Jogando o jogo
Os grupos vão trocar os jogos para jogar entre si. Quando um jogador chegar em uma casa, ele deve pegar um card com perguntas e ações e responder corretamente para avançar. As perguntas devem envolver situações cotidianas para que os alunos possam aplicar os conhecimentos aprendidos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após o jogo, oriente uma discussão em grupo para que os alunos possam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências.Etapa 6 - Revisão
Revise os conceitos aprendidos durante a aula e pergunte aos alunos se ficou alguma dúvida.Etapa 7 - Fechamento
Feche a aula incentivando os alunos a continuarem praticando as formas comparativas de igualdade e elogiando o trabalho realizado pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do jogo;
- Estimular o trabalho em equipe;
- Aplicar o conceito de formas comparativas de igualdade em situações cotidianas;
- Despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado da língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Criação do jogo de tabuleiro;
- Participação e cooperação em grupo;
- Habilidade em responder às perguntas relacionadas ao tema;
- Uso correto das formas comparativas de igualdade;
- Interesse e engajamento na atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo;
- Estimular a participação e cooperação dos alunos em grupo;
- Incentivar os alunos a aplicar o que foi aprendido em situações cotidianas;
- Fechar a aula reforçando a importância do aprendizado das formas comparativas de igualdade.
Ações do aluno
- Criar um jogo de tabuleiro relacionado ao tema;
- Participar e cooperar com o grupo na construção do jogo;
- Responder corretamente às perguntas do jogo;
- Utilizar as formas comparativas de igualdade corretamente;
- Demonstrar interesse e engajamento na atividade.