Aula sobre Forma Comparativa Igualdade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A forma comparativa é um tema importante na língua inglesa e é muito utilizada no cotidiano. Quando queremos comparar duas pessoas ou objetos, utilizamos as formas comparativas. Por exemplo, "My sister is taller than me" (Minha irmã é mais alta do que eu). Nesta atividade, vamos aprender a forma comparativa de igualdade, que é utilizada quando queremos comparar duas coisas iguais em algum aspecto. Por exemplo, "My sister is as tall as me" (Minha irmã é tão alta como eu). Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos participa de diferentes atividades para desenvolverem sua habilidade em utilizar as formas comparativas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e a aplicação no cotidiano dos alunos. Em seguida, introduza as atividades que serão realizadas na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Comparando pessoas)

    Na primeira estação, os alunos recebem cartões com frases que contêm a forma comparativa de igualdade. Eles devem completar a frase utilizando adjetivos e substantivos apropriados para descrever as pessoas indicadas. Exemplo: "David is as \_\_\_\_\_\_\_ as his sister." Os alunos também poderão criar frases com suas próprias ideias.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Comparando objetos)

    Na segunda estação, os alunos vão trabalhar com imagens de objetos e devem compará-los utilizando a forma comparativa de igualdade. Eles vão escrever frases como "O gato é tão rápido quanto o rato" ou "A flor é tão bonita quanto a borboleta".

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Conversação)

    Na terceira estação, os alunos farão uma atividade de conversação. Eles devem conversar com seus colegas e utilizar a forma comparativa de igualdade para descrever coisas iguais. Forneça temas para que os alunos possam falar sobre, como esportes, hobbies, filmes etc.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar ao restante da turma o que foi produzido em cada estação.

  6. Etapa 6 - Exercício de fixação

    Forneça um exercício de fixação para ser feito em casa. Pode ser um questionário, uma atividade para formar frases ou para identificar a forma incorreta etc.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar formas comparativas de igualdade.
  • Estimular a comunicação oral dos alunos.
  • Promover a interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da forma comparativa de igualdade.
  • Participação em todas as atividades propostas.
  • Clareza na comunicação oral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e contextualizada.
  • Orientar os alunos nas atividades.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Proporcionar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com seus colegas de grupo.
  • Utilizar a forma comparativa de igualdade de forma correta.
  • Apresentar suas produções ao resto da turma.