Aula sobre Forma Comparativa Igualdade
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos serão apresentados à forma comparativa – igualdade. Eles serão capazes de utilizar os adjetivos comparativos para comparar igualdade entre duas qualidades ou quantidades. Por exemplo: "John is as tall as Peter" ou "The cake is as sweet as the ice cream". Essa habilidade é essencial para se comunicar em inglês sobre comparações e para descrever situações do cotidiano. Na metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos criam um mapa conceitual em dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente exemplos de comparação igualdade usando adjetivos comparativos. Os alunos devem anotar os exemplos e discutir em duplas ou trios o que eles entenderam.Etapa 2 - Tarefa de casa
Os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre a forma comparativa – igualdade e anotar as informações relevantes. Envie o vídeo com antecedência. Ele pode ser em inglês, mas com legendas em português.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual em dois níveis de profundidade. No primeiro nível, a ideia central será "Forma Comparativa - Igualdade". No segundo nível, os alunos devem criar 8 sub-ideias e suas definições. O mapa conceitual pode ser feito em papel ou em plataformas digitais como o Padlet ou o Canva.Etapa 4 - Criação de frases
Em grupos, os alunos devem criar exemplos de frases usando a forma comparativa – igualdade. Eles podem usar materiais de sala de aula, do cotidiano ou até mesmo imagens para contextualizar as frases.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Os grupos devem apresentar suas frases e justificar o uso da forma comparativa – igualdade em cada uma delas. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre a utilização da forma comparativa – igualdade em diferentes contextos.Etapa 6 - Autoavaliação
Os alunos devem fazer uma autoavaliação e refletir sobre o que aprenderam na aula. Dê orientações para a reflexão e incentive os alunos a destacar os novos conhecimentos adquiridos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula e reforçar a importância do uso da forma comparativa – igualdade em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos em língua inglesa.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de exemplos de frases.
- Promover a reflexão dos alunos sobre a utilização da forma comparativa – igualdade em diferentes contextos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da forma comparativa – igualdade em frases criadas pelos alunos.
- Participação ativa e colaboração em grupo na criação de exemplos de frases.
- Compreensão e reflexão sobre a importância da forma comparativa – igualdade em diferentes contextos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Estimular a reflexão e a colaboração em grupo.
- Realizar perguntas para estimular a reflexão e a compreensão dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e anotar as informações relevantes.
- Criar um mapa conceitual em dois níveis de profundidade.
- Criar exemplos de frases em grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Refletir sobre o aprendido na aula.