Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A forma comparativa é utilizada para comparar duas coisas ou pessoas, seja para dizer que uma tem mais ou menos de algo do que a outra. Por exemplo, "My sister is taller than me" (minha irmã é mais alta que eu). Já a forma superlativa é utilizada para comparar uma pessoa ou objeto com todos os outros da mesma categoria, seja para dizer que é o "mais" ou o "menos" de algo. Por exemplo, "He is the fastest runner in the team" (ele é o corredor mais rápido do time). Esta aula vai utilizar a metodologia Aprendizagem Entre Pares para que os alunos trabalhem juntos para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a forma comparativa e a forma superlativa com exemplos simples e claros, como "fast, faster, the fastest" (rápido, mais rápido, o mais rápido). Convide os alunos a participar da explicação, dando exemplos de suas próprias vidas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo receberá um cartão com uma ideia central relacionada ao tema. Algumas sugestões são: "Hobbies", "Personalities", "Animals" e "Sports".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual - nível 1

    Cada grupo deverá criar uma ideia central e oito sub-ideias, utilizando a forma comparativa e superlativa em cada uma delas. Por exemplo, no grupo "Hobbies", uma sub-ideia pode ser "Playing video games - funniest, more fun, the most fun". Ajude os grupos a se organizarem e forneça ajuda e sugestões quando necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação - nível 1

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas escolhas. Incentive os estudantes a utilizar exemplos que façam sentido para os demais alunos, como esportes ou hobbies que eles têm em comum.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual - nível 2

    Cada grupo deverá escolher uma das sub-ideias do mapa conceitual anterior e criar sub-ideias adicionais que aprofundem o tema. Por exemplo, se a sub-ideia escolhida for "Playing video games - funniest, more fun, the most fun", pode-se criar sub-ideias como "The advantages and disadvantages of playing video games" ou "The most popular video games of all time". Auxilie e forneça sugestões quando necessário.

  6. Etapa 6 - Apresentação - nível 2

    Cada grupo deverá apresentar seu segundo mapa conceitual e explicar mais profundamente o tema escolhido. Incentive os alunos a explicarem as vantagens e desvantagens, ou a criarem exemplos específicos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula enfatizando os pontos mais importantes que foram discutidos e fazer um breve feedback com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Desenvolver a oralidade e a capacidade de exposição dos alunos diante de uma plateia.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das formas comparativas e superlativas na criação do mapa conceitual.
  • Profundidade e clareza na apresentação das ideias.
  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e concisa.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer sugestões e feedbacks construtivos para aprimorar a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual.
  • Utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos de forma correta e criativa.
  • Participar ativamente nas apresentações para a turma.