Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, vamos aprender sobre, Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade. A utilização de adjetivos é muito comum em nosso cotidiano e é essencial entender como utilizá-los corretamente no inglês. Mediante exemplos práticos e didáticos, os estudantes vão entender como comparar qualidades e quantidades de maneira inteligível. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que permite uma maior interação dos alunos com o tema e sua aplicação prática.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Peça aos alunos que criem o template de registro de aprendizagem e preencham a área Check-in com suas informações prévias do assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade. Logo após, faça perguntas sobre o vídeo para verificar se os alunos compreenderam o conteúdo apresentado.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a utilização da Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade em situações cotidianas. Os alunos serão encarregados de descrever essas situações utilizando os adjetivos comparativos corretos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Oriente os estudantes, que em casa, pesquisem o tema e aprofundem seus conhecimentos para uma atividade prática que será realizada posteriormente.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa conceitual com as principais informações sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa conceitual para a sala. Forneça feedbacks das apresentações.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Encerre a aula tirando que os estudantes ainda tenham, e solicitando que preencham o campo Check-out dos seus templates de registro de aprendizagem com as informações que agora obtiveram do assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar formas comparativas e superlativas corretamente.
  • Incentivar a aplicação prática da Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade em situações cotidianas.
  • Estimular a interação dos alunos com o tema através da metodologia Ensino Híbrido.
  • Fomentar a colaboração e troca de experiências entre os alunos durante a atividade em grupo.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de comunicação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conteúdo apresentado.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Utilização correta dos adjetivos comparativos nas atividades práticas.
  • Criação de frases coerentes e com o uso correto da Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade.

Ações do professor

  • Apresentar o conteúdo de forma clara e didática.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Analisar as frases criadas pelos alunos na atividade de casa.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo colaborativamente.
  • Criar frases utilizando a Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade.
  • Aplicar o uso correto dos adjetivos comparativos nas atividades práticas.