Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta aula, vamos aprender sobre, Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade. A utilização de adjetivos é muito comum em nosso cotidiano e é essencial entender como utilizá-los corretamente no inglês. Mediante exemplos práticos e didáticos, os estudantes vão entender como comparar qualidades e quantidades de maneira inteligível. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que permite uma maior interação dos alunos com o tema e sua aplicação prática.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e os objetivos da aula. Peça aos alunos que criem o template de registro de aprendizagem e preencham a área Check-in com suas informações prévias do assunto.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade. Logo após, faça perguntas sobre o vídeo para verificar se os alunos compreenderam o conteúdo apresentado.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre a utilização da Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade em situações cotidianas. Os alunos serão encarregados de descrever essas situações utilizando os adjetivos comparativos corretos.Etapa 4 - Pesquisa
Oriente os estudantes, que em casa, pesquisem o tema e aprofundem seus conhecimentos para uma atividade prática que será realizada posteriormente.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os alunos trabalharão em grupos para criar um mapa conceitual com as principais informações sobre o tema.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o seu mapa conceitual para a sala. Forneça feedbacks das apresentações.Etapa 7 - Check-out
Encerre a aula tirando que os estudantes ainda tenham, e solicitando que preencham o campo Check-out dos seus templates de registro de aprendizagem com as informações que agora obtiveram do assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar formas comparativas e superlativas corretamente.
- Incentivar a aplicação prática da Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade em situações cotidianas.
- Estimular a interação dos alunos com o tema através da metodologia Ensino Híbrido.
- Fomentar a colaboração e troca de experiências entre os alunos durante a atividade em grupo.
- Promover o desenvolvimento de habilidades de comunicação em inglês.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conteúdo apresentado.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Utilização correta dos adjetivos comparativos nas atividades práticas.
- Criação de frases coerentes e com o uso correto da Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade.
Ações do professor
- Apresentar o conteúdo de forma clara e didática.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Analisar as frases criadas pelos alunos na atividade de casa.
Ações do aluno
- Participar das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo colaborativamente.
- Criar frases utilizando a Forma Comparativa - Superioridade e Inferioridade.
- Aplicar o uso correto dos adjetivos comparativos nas atividades práticas.