Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A forma comparativa e superlativa de adjetivos é essencial para expressar comparações entre duas ou mais coisas, pessoas ou lugares. Essa habilidade é muito importante para comunicação em inglês e é frequentemente encontrada em textos, músicas, filmes e séries. Na aula de hoje, vamos aprender a utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades de forma inteligível. Utilizando a metodologia Gamificação, os estudantes serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações que ajudarão a fixar o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando o que são as formas comparativas e superlativas de adjetivos. Utilize exemplos práticos para que os alunos fixem o conteúdo com mais facilidade.

  2. Etapa 2 - Introdução ao jogo de tabuleiro

    Distribua as folhas e materiais necessários para criação do jogo de tabuleiro e explique as regras básicas. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Planejamento do jogo

    Os alunos devem planejar o jogo, discutindo quais perguntas e ações serão colocadas nos cards. Oriente os grupos e auxilie na criação das perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos devem começar a criar o tabuleiro, cards de perguntas e ações, dado e pinos. Auxilie na montagem do jogo e tire dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos devem jogar o jogo dos outros grupos e responder às perguntas e executar as ações. Avalie o desempenho dos alunos e tire dúvidas sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Ao final do jogo, conduza uma reflexão em grupo, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre as formas comparativas e superlativas de adjetivos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Dê uma tarefa de casa que consiste na criação de frases utilizando as formas comparativas e superlativas de adjetivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criar e planejar um jogo de tabuleiro;
  • Fixar o conteúdo de forma lúdica e divertida;
  • Estimular a criatividade e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Correta utilização das formas comparativas e superlativas de adjetivos durante o jogo;
  • Desempenho durante a atividade de reflexão.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação do jogo;
  • Auxiliar na montagem do jogo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Conduzir a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo;
  • Utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos de forma correta;
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos;
  • Participar da reflexão e expor suas opiniões;
  • Realizar a tarefa de casa proposta pelo professor.