Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A forma comparativa é uma das estruturas mais utilizadas em inglês para comparar duas coisas ou pessoas. Na vida cotidiana, usamos a forma comparativa para descrever pessoas, objetos e situações em relação a outros. Por exemplo, "This book is better than that one" (esse livro é melhor do que aquele), ou "John is taller than Mary" (John é mais alto do que Mary). Nessa aula, vamos aprender sobre a utilização da forma comparativa e superlativa, e como ela é utilizada no inglês. Utilizando a metodologia ativa de rotação por estações, vamos trabalhar em grupos, realizando atividades que envolvem o uso dessas estruturas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a forma comparativa e superlativa, e dê exemplos de como elas são utilizadas no cotidiano. Peça para que os alunos também compartilhem exemplos que já conhecem.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Divida a sala em estações e a turma em grupos de 4 a 5 pessoas para executarem a atividade. Explique como será a dinâmica da aula.

    Estação 1 - Jogo da Memória

    Na primeira estação, jogarão um jogo da memória. Nesse jogo, eles deverão encontrar pares de frases que mostram a comparação de objetos ou pessoas.

    Estação 2 - Vídeo

    Na segunda estação, os alunos assistirão um vídeo que explica o uso da forma comparativa e superlativa de uma forma mais lúdica. Escolha um vídeo de animação, que ajude a fixar a ideia.

    Estação 3 - Atividade Escrita

    Na terceira estação, os alunos irão completar frases utilizando a forma comparativa e superlativa dos adjetivos. Forneça um banco de palavras para ajudá-los a completar as frases.

    Exemplo: "Catherine is \_\_\_\_\_ than her sister because she is \_\_\_\_\_\_\_."

    Banco de palavras: tall, taller, the tallest, smart, smarter, the smartest


  3. Etapa 3 - Rodízio de Estações

    Os grupos deverão trocar de estações seguindo a sua orientação.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Os alunos que participaram das estações apresentarão o que aprenderam para toda a sala. Peça para que cada grupo compartilhe uma frase que criou ou um exemplo que achou interessante.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reforce as ideias principais da aula e peça para que os alunos pratiquem a forma comparativa e superlativa em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a forma comparativa e superlativa dos adjetivos.
  • Incentivar a participação dos alunos por meio da metodologia de rotação por estações.
  • Utilizar atividades lúdicas e diversificadas para o ensino e aprendizagem do tema.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de forma comparativa e superlativa.
  • Participação ativa nas atividades realizadas em grupo.
  • Capacidade de aplicar a forma comparativa e superlativa em frases escritas e faladas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de forma comparativa e superlativa.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades em grupo.
  • Fornecer feedback individual durante a execução das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Demonstrar interesse e atenção durante a aula.
  • Aplicar o aprendizado em frases escritas e faladas.