Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a forma comparativa e superlativa, e dê exemplos de como elas são utilizadas no cotidiano. Peça para que os alunos também compartilhem exemplos que já conhecem.Etapa 2 - Rotação por Estações
Divida a sala em estações e a turma em grupos de 4 a 5 pessoas para executarem a atividade. Explique como será a dinâmica da aula.Estação 1 - Jogo da Memória
Na primeira estação, jogarão um jogo da memória. Nesse jogo, eles deverão encontrar pares de frases que mostram a comparação de objetos ou pessoas.
Estação 2 - Vídeo
Na segunda estação, os alunos assistirão um vídeo que explica o uso da forma comparativa e superlativa de uma forma mais lúdica. Escolha um vídeo de animação, que ajude a fixar a ideia.
Estação 3 - Atividade Escrita
Na terceira estação, os alunos irão completar frases utilizando a forma comparativa e superlativa dos adjetivos. Forneça um banco de palavras para ajudá-los a completar as frases.
Exemplo: "Catherine is \_\_\_\_\_ than her sister because she is \_\_\_\_\_\_\_."
Banco de palavras: tall, taller, the tallest, smart, smarter, the smartest
Etapa 3 - Rodízio de Estações
Os grupos deverão trocar de estações seguindo a sua orientação.Etapa 4 - Socialização
Os alunos que participaram das estações apresentarão o que aprenderam para toda a sala. Peça para que cada grupo compartilhe uma frase que criou ou um exemplo que achou interessante.Etapa 5 - Conclusão
Reforce as ideias principais da aula e peça para que os alunos pratiquem a forma comparativa e superlativa em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a forma comparativa e superlativa dos adjetivos.
- Incentivar a participação dos alunos por meio da metodologia de rotação por estações.
- Utilizar atividades lúdicas e diversificadas para o ensino e aprendizagem do tema.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de forma comparativa e superlativa.
- Participação ativa nas atividades realizadas em grupo.
- Capacidade de aplicar a forma comparativa e superlativa em frases escritas e faladas.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o conceito de forma comparativa e superlativa.
- Orientar os alunos durante a realização das atividades em grupo.
- Fornecer feedback individual durante a execução das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Demonstrar interesse e atenção durante a aula.
- Aplicar o aprendizado em frases escritas e faladas.