Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Na aula de hoje, vamos aprender sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos. Essas formas são muito importantes para descrever as qualidades e quantidades de pessoas, objetos e lugares. Por exemplo, se quisermos dizer que uma pessoa é mais alta que outra, usamos a forma comparativa de superioridade. Já a forma comparativa de inferioridade é usada quando queremos dizer que algo é menos do que outra coisa. Essas formas são muito comuns em nosso cotidiano, em anúncios de produtos, notícias, conversas com amigos e familiares, entre outros. Nesta aula, usaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, visando desenvolver a habilidade de utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos de modo inteligível.

  1. Etapa 1 - Preparação (antes da aula)

    Envie previamente aos alunos um vídeo curto que explique o que são as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos e suas aplicações no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e orientação sobre a criação das sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em grupos, os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Oriente a discussão e esclareça eventuais dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a utilização das formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos, como anúncios de produtos, notícias, conversas cotidianas, entre outros. Os exemplos devem ser discutidos e os alunos deverão identificar as formas comparativas presentes.

  5. Etapa 5 - Jogo de perguntas e respostas

    Apresente um jogo de perguntas e respostas sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos, os alunos devem identificar as formas corretas e explicar a razão da escolha.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Cada grupo deve apresentar o mapa conceitual criado e suas ideias centrais. Avalie os trabalhos e forneça feedbacks para os alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Resuma os principais pontos abordados na aula e a importância das formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Estimular a criatividade e colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância das formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Coerência do mapa conceitual com as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Identificação e explicação correta das formas comparativas nos exemplos práticos.
  • Desempenho no jogo de perguntas e respostas.
  • Clareza na apresentação final.

Ações do professor

  • Preparar e enviar previamente o vídeo explicativo sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.
  • Fornecer orientações claras e precisas sobre a criação do mapa conceitual.
  • Orientar e esclarecer dúvidas durante as atividades em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e esclarecer dúvidas sobre as formas comparativas.
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo anteriormente enviado pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Identificar e explicar as formas comparativas nos exemplos práticos.