Aula sobre Forma Comparativa Superioridade E Inferioridade
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Na aula de hoje, vamos aprender sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos. Essas formas são muito importantes para descrever as qualidades e quantidades de pessoas, objetos e lugares. Por exemplo, se quisermos dizer que uma pessoa é mais alta que outra, usamos a forma comparativa de superioridade. Já a forma comparativa de inferioridade é usada quando queremos dizer que algo é menos do que outra coisa. Essas formas são muito comuns em nosso cotidiano, em anúncios de produtos, notícias, conversas com amigos e familiares, entre outros. Nesta aula, usaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, visando desenvolver a habilidade de utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos de modo inteligível.
Etapa 1 - Preparação (antes da aula)
Envie previamente aos alunos um vídeo curto que explique o que são as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos e suas aplicações no cotidiano.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e orientação sobre a criação das sub-ideias.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em grupos, os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Oriente a discussão e esclareça eventuais dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre a utilização das formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos, como anúncios de produtos, notícias, conversas cotidianas, entre outros. Os exemplos devem ser discutidos e os alunos deverão identificar as formas comparativas presentes.Etapa 5 - Jogo de perguntas e respostas
Apresente um jogo de perguntas e respostas sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos, os alunos devem identificar as formas corretas e explicar a razão da escolha.Etapa 6 - Apresentação final
Cada grupo deve apresentar o mapa conceitual criado e suas ideias centrais. Avalie os trabalhos e forneça feedbacks para os alunos.Etapa 7 - Encerramento
Resuma os principais pontos abordados na aula e a importância das formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
- Estimular a criatividade e colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância das formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Coerência do mapa conceitual com as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
- Identificação e explicação correta das formas comparativas nos exemplos práticos.
- Desempenho no jogo de perguntas e respostas.
- Clareza na apresentação final.
Ações do professor
- Preparar e enviar previamente o vídeo explicativo sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.
- Fornecer orientações claras e precisas sobre a criação do mapa conceitual.
- Orientar e esclarecer dúvidas durante as atividades em grupo.
- Apresentar exemplos práticos e esclarecer dúvidas sobre as formas comparativas.
- Avaliar e fornecer feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo anteriormente enviado pelo professor.
- Criar um mapa conceitual sobre as formas comparativas de superioridade e inferioridade dos adjetivos.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Identificar e explicar as formas comparativas nos exemplos práticos.