Aula sobre Forma Imperativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A forma imperativa é um modo verbal que indica uma ordem, um pedido ou um conselho. É uma forma muito utilizada no nosso cotidiano, seja em casa, na escola ou no trabalho. Por exemplo, quando um pai pede para o filho arrumar o quarto, ou quando um chefe dá uma ordem para um funcionário. Na atividade de hoje, vamos aprender como utilizar a forma imperativa de maneira correta e eficiente, através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos irão criar um diário de bordo, onde irão analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A forma imperativa é um modo verbal que indica uma ordem, um pedido ou um conselho. É uma forma muito utilizada no nosso cotidiano, seja em casa, na escola ou no trabalho. Por exemplo, quando um pai pede para o filho arrumar o quarto, ou quando um chefe dá uma ordem para um funcionário. Na atividade de hoje, vamos aprender como utilizar a forma imperativa de maneira correta e eficiente, através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos irão criar um diário de bordo, onde irão analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Forma imperativa" e explique sua função e flexões. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e explique como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um tema para trabalhar em seu diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Problema

    Cada grupo irá definir um problema relacionado ao tema escolhido e irá apresentar para a turma. Auxilie na definição do problema, caso necessário. Caso seja possível, leve alguns textos com a utilização da forma imperativa para orientar os alunos.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema apresentado. Auxilie na geração de alternativas, caso necessário.

  6. Etapa 6 - Solução

    Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema apresentado e irá apresentar para a turma. Auxilie na escolha da melhor alternativa, caso necessário.

  7. Etapa 7 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo deverá conter exemplos práticos e didáticos sobre o tema escolhido.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a apresentação e o conteúdo do diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias para a turma.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Qualidade e clareza da apresentação do diário de bordo.
  • Utilização correta da forma imperativa nos exemplos apresentados.
  • Coerência entre o problema apresentado e a solução proposta.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar o tema "Forma imperativa" e sua aplicação no cotidiano dos alunos.
  • Auxiliar na formação dos grupos e na definição do problema.
  • Auxiliar na geração de alternativas e na escolha da melhor solução.
  • Avaliar a apresentação dos diários de bordo.
  • Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para trabalhar em grupo.
  • Definir um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema apresentado.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema apresentado.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.