Aula sobre Forma Imperativa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A forma imperativa é um modo verbal que indica uma ordem, um pedido ou um conselho. É uma forma muito utilizada no nosso cotidiano, seja em casa, na escola ou no trabalho. Por exemplo, quando um pai pede para o filho arrumar o quarto, ou quando um chefe dá uma ordem para um funcionário. Na atividade de hoje, vamos aprender como utilizar a forma imperativa de maneira correta e eficiente, através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos irão criar um diário de bordo, onde irão analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
Etapa 1 - Contextualização
A forma imperativa é um modo verbal que indica uma ordem, um pedido ou um conselho. É uma forma muito utilizada no nosso cotidiano, seja em casa, na escola ou no trabalho. Por exemplo, quando um pai pede para o filho arrumar o quarto, ou quando um chefe dá uma ordem para um funcionário. Na atividade de hoje, vamos aprender como utilizar a forma imperativa de maneira correta e eficiente, através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos irão criar um diário de bordo, onde irão analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Forma imperativa" e explique sua função e flexões. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e explique como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um tema para trabalhar em seu diário de bordo.Etapa 4 - Problema
Cada grupo irá definir um problema relacionado ao tema escolhido e irá apresentar para a turma. Auxilie na definição do problema, caso necessário. Caso seja possível, leve alguns textos com a utilização da forma imperativa para orientar os alunos.Etapa 5 - Geração de alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema apresentado. Auxilie na geração de alternativas, caso necessário.Etapa 6 - Solução
Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema apresentado e irá apresentar para a turma. Auxilie na escolha da melhor alternativa, caso necessário.Etapa 7 - Criação do diário de bordo
Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo deverá conter exemplos práticos e didáticos sobre o tema escolhido.Etapa 8 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a apresentação e o conteúdo do diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias para a turma.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do diário de bordo.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na criação do diário de bordo.
- Qualidade e clareza da apresentação do diário de bordo.
- Utilização correta da forma imperativa nos exemplos apresentados.
- Coerência entre o problema apresentado e a solução proposta.
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Explicar o tema "Forma imperativa" e sua aplicação no cotidiano dos alunos.
- Auxiliar na formação dos grupos e na definição do problema.
- Auxiliar na geração de alternativas e na escolha da melhor solução.
- Avaliar a apresentação dos diários de bordo.
- Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho.
Ações do aluno
- Escolher um tema para trabalhar em grupo.
- Definir um problema relacionado ao tema escolhido.
- Gerar alternativas para solucionar o problema apresentado.
- Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema apresentado.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.