Aula sobre Forma Imperativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, vamos aprender sobre a forma imperativa. A forma imperativa é usada quando queremos dar uma ordem, um conselho ou uma sugestão. Vamos entender como essa forma verbal é utilizada no dia a dia, como em um diálogo entre amigos, em uma conversa com um professor, em uma conversa com os pais, entre outras situações. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos aprender sobre a forma imperativa. A forma imperativa é usada quando queremos dar uma ordem, um conselho ou uma sugestão. Vamos entender como essa forma verbal é utilizada no dia a dia, como em um diálogo entre amigos, em uma conversa com um professor, em uma conversa com os pais, entre outras situações. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é a forma imperativa. Em seguida, faça uma breve revisão sobre os modos indicativo e subjuntivo. Apresente também exemplos de frases no modo imperativo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e criarão um mapa conceitual sobre a forma imperativa. O mapa deve conter uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma e haverá uma discussão em grupo para esclarecer dúvidas e complementar informações.

  5. Etapa 5 - Exercícios de fixação

    Distribua uma lista de exercícios sobre a forma imperativa para a turma. Os alunos farão os exercícios individualmente e depois corrigirão em duplas. Forneça um gabarito para os alunos conferirem suas respostas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos serão divididos em grupos e criarão uma cena em que a forma imperativa seja utilizada. Pode ser uma cena de teatro, um diálogo entre personagens ou uma situação cotidiana. Cada grupo apresentará sua cena para a turma.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e pergunte aos alunos o que aprenderam sobre a forma imperativa. Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação de mapas conceituais e cenas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na cena.
  • Correção dos exercícios de fixação.
  • Clareza e objetividade na apresentação da cena.
  • Colaboração e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a forma imperativa.
  • Fornecer um modelo de mapa conceitual e um gabarito para os exercícios de fixação.
  • Estimular a participação dos alunos na criação de mapas conceituais e cenas.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e perguntar aos alunos o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre a forma imperativa.
  • Fazer os exercícios de fixação individualmente e corrigir em duplas.
  • Criar uma cena em grupo em que a forma imperativa seja utilizada.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da reflexão sobre a atividade.